Exposição apresenta 90 desenhos de Vincenzo Scarpellini

Por: Redação

Um conjunto de 90 desenhos do artista plástico Vicenzo Scarpellini pode ser visto até o dia 8 de março na Caixa Cultura. Entrada Catraca Livre. Com curadoria do crítico de arte Jorge Coli, a exposição “Quaderni di Viaggio” apresenta o trabalho do artista desenvolvida durante os anos 90. As obras são fruto de suas viagens pelo mundo. Em suas obras, Vicenzo usava pastel, lápis, guache e carvão para dar vida às suas obras. A mostra revelará também alguns dos cadernos de viagem do artista.

Para o público, a mostra proporcionará um passeio de cores e imagens, com escalas em São Luiz do Maranhão e Caribe, entre outros destinos. No lugar da caneta, um giz pastel. Partindo desse ritual, ele desenhou lugares como Amazônia, África do Sul, Ilha de Páscoa, Caribe, Pantanal, Rio de Janeiro, Nova York, entre outras paisagens deslumbrantes.

divulgação
Chapada da Diamantina
Chapada da Diamantina

Italiano radicado no Brasil desde 1996 pintava o que via. Morava em São Paulo, cidade que amava e desenhava compulsivamente, mas por conta da profissão e do amor ao ir-e-vir, rodou paragens que vão do calor do Pantanal às geleiras da Patagônia. Da selva amazônica aos caos nova-iorquino. Só não viajou mais porque um câncer interrompeu sua vida em 2006. Faleceu aos 41 anos.

Boa parte dessas viagens foi publicada na forma de desenhos-reportagem no caderno de Turismo da Folha de S. Paulo. Há ainda os diários e registros das férias em sua cidade natal, Ascoli Piceno, e viagens ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Por Redação