CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Facebook censura conta da Funai e é acusado de intolerância

A Fundação Nacional do Índio sofreu punição da rede social e ficará sete dias sem pode postar qualquer conteúdo na página

Por: Redação
funai censurada facebook
Crédito: Reprodução/InstagramFacebook censurou foto da Funai que mostra mulheres indígenas com os seios de fora

A Fundação Nacional do Índio (Funai) sofreu uma punição do Facebook ao publicar uma foto de mulheres indígenas com os seios à mostra e teve sua conta na rede social bloqueada por sete dias. A medida é polêmica e o órgão acusa a empresa de incorrer em um ato de intolerância aos costumes dos índios.

“O Facebook bloqueou a conta da Funai por publicar uma matéria informativa sobre a promoção de conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, ilustrada com uma fotografia de mulheres Waimiri Atroari, tal como vivem em sua comunidade”, explicou a instituição, em nota divulgada no Instagram.

“Essa atitude de censura não dialoga com a aceitação da diversidade, classificando como nudez o fato de uma mulher indígena não se vestir com trajes que não são de seus costumes. Os ornamentos e suas pinturas são provas mais do que cabais de que, para sua cultura, elas não estão despidas. A Constituição de 88 em seu artigo 231 reconhece os costumes indígenas”, completou a Funai em seu pronunciamento sobre o bloqueio.

Em nota, o porta-voz do Facebook informou que o post foi incorretamente removido e já está disponível. “O acesso à página foi restituído. Pedimos desculpas à Funai pelo ocorrido”, disse o comunicado.

View this post on Instagram

Próximo ao mês da Mulher Indígena, comemorado em setembro, o Facebook bloqueou a conta da Funai por publicar uma matéria informativa sobre a promoção de conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, ilustrada com uma fotografia de mulheres Waimiri Atroari, tal como vivem em sua comunidade. Essa atitude de censura não dialoga com a aceitação da diversidade, classificando como nudez o fato de uma mulher indígena não se vestir com trajes que não são de seus costumes. Os ornamentos e suas pinturas são provas mais do que cabais de que, para sua cultura, elas não estão despidas. A Constituição de 88 em seu artigo 231 reconhece os costumes indígenas. O facebook , infelizmente, não reconhece nossa carta magna. Durante os 7 (sete) dias de bloqueio, usaremos o Instagram como canal de comunicação e informação. Fiquem ligados!

A post shared by Fundação Nacional do Índio (@funaioficial) on

1
“Na fila do Sus” mostra a luta contra a pandemia nas favelas do RJ
"Na fila do SUS" é uma websérie em formato original com seis episódios em sua primeira temporada, e no terceiro …
2
“Na fila do Sus” retrata luta dos povos indígenas contra o desmonte da Saúde
"Na fila do SUS" é uma websérie em formato original com seis episódios e o seu segundo episódio, que trata …
3
O desmatamento na Amazônia, a boiada e os retrocessos de Salles em meio à pandemia
O Brasil bateu mais um recorde de desmatamento na Amazônia Legal. Entre janeiro e março, foram mais 796 km² de …
4
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
5
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
6
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
7
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
8
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …