Últimas notícias:

Loading...

Fake News de Bolsonaro confunde Dinamarca com Noruega

Imagens da matança de baleias foram gravadas durante o festival Grindadráp, nas Ilhas Faroé, que pertencente à Dinamarca

Por: Redação

O presidente Jair Bolsonaro divulgou neste domingo, 18, um vídeo sobre matança de baleias para atacar a Noruega, que congelou repasses para o Funda Amazônia. Só que as imagens foram gravadas nas Ilhas Faroe, que pertence à Dinamarca.

Crédito: Valter Campanato/ Agência Brasil/ Twitter/ Reprdução Bolsonaro publica vídeo feita na Dinamarca para atacar a Noruega

“Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, escreveu Bolsonaro no post no Twitter em que compartilhou um vídeo com imagens fortes de matanças de baleias em uma praia. Antes das cenas, aparece a identificação: “Noruega, 29/05/2019”.

O vídeo, produzido pela ONG Sea Shepherd Conservation Society, reproduz cenas de um documentário de caça às baleias nas Ilhas Feroe, no Atlântico Norte, que tem sido praticada desde o tempo dos primeiros assentamentos nórdicos nas ilhas e não tem qualquer relação com a Noruega.

Na semana passada, após o anúncio da Noruega de cancelar as doações ao fundo que visa conservar a Amazônia, Bolsonaro já havia dito que o país europeu “mata baleia” e deveria usar o dinheiro para ajudar a chanceler Angela Merkel a reflorestar a Alemanha (que também cancelou as ajudas ao Fundo Amazônia).

Compartilhe: