Fake news: vídeo com Hospital das Clínicas de SP vazio é falso
As imagens mostram o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Por incrível que pareça, nos últimos dias, tem sido compartilhado um vídeo em que um homem afirma que o Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, não tem pacientes com covid-19 e que a pandemia do novo coronavírus não existe. No entanto, é apenas mais um exemplo de fake news compartilhadas em meio à crise.
Durante as imagens, aparece um corredor de hospital vazio. “A manipulação comunista que causa histeria e medo com o coronavírus chino. Hospital das Clínicas de São Paulo: nenhum paciente do vírus”, diz o narrador do vídeo falso.
Na verdade, o local da filmagem é o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, não o HC da USP. Segundo o hospital da capital paulista, há 299 pacientes internados em decorrência da covid-19, sendo que 167 estão na UTI, que tem 200 leitos. A instituição reiterou que reservou todo o seu instituto central para o atendimento de pacientes com a doença, um total de 900 leitos.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto informou que tem seis pacientes com o novo coronavírus confirmado e outros seis aguardando o resultado de exames. Além disso, pessoas com covid-19 ou suspeitos são internados na Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infectocontagiosa, então, as imagens do corredor não registrariam essa cena.
De acordo com o hospital do interior de São Paulo, o ambulatório geral está com poucos pacientes porque, em meio à pandemia, o atendimento está restrito apenas a casos graves. Assim, cerca de 3 mil consultas médicas diárias da instituição baixaram para 500.