Famosos lamentam incêndio no Museu Nacional e falam em descaso

Caetano Veloso, Gregório Duvivier, Paola Carosella e Thiago Lacerda estão entre as personalidades que comentaram sobre a destruição do Museu Nacional

O incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na noite deste domingo, 2, repercutiu nas redes sociais entre artistas e personalidades brasileiras, que lamentaram a perda inestimável do equipamento de 200 anos de história.

Caetano Veloso e outros famosos lamentam o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro
Créditos: reprodução/Instagram/@caetanoveloso
Caetano Veloso e outros famosos lamentam o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro

Ao todo, o Museu Nacional abrigava mais de 20 milhões de itens, serviu de morada a um imperador e dois reis e é considerada a primeira instituição científica do Brasil.

Entre os famosos que lamentaram a destruição causada pelo incêndio, Caetano Veloso manifestou seu luto e solidariedade, e afirmou que esse caso precisa servir de exemplo para que a sociedade tenha mais consciência e evite outros similares.

View this post on Instagram

Manifestamos nosso luto e solidariedade pela tragédia do Museu Nacional. Esse episódio precisa gerar um salto de consciência em toda a sociedade pelo fim do descaso com a preservação da arte e da cultura no Brasil. Muitos equipamentos e instituições públicas correm o mesmo risco . Não podemos permitir a destruição do nosso Patrimônio histórico. #342Artes #342MuseuNacional

A post shared by Caetano Veloso (@caetanoveloso) on

O ator Thiago Lacerda engrossou o coro, e compartilhou uma campanha que pede para que a sociedade encaminhe imagens do acervo e espaços expositivos a estudantes do curso de Museologia da UNIRIO.

Já o ator Gregório Duvivier foi além e criticou os governantes de forma contundente, e afirmou que incêndio, no Brasil, é plano de governo, ideologia, legado, promessa de campanha e projeto de país.

A chef de cozinha e jurada do Masterchef Brasil, Paola Carosella, demonstrou seu luto nas redes sociais, e fez um apelo: “A cultura salva. A ausência dela mata”.

https://www.instagram.com/p/BnQp5rihlBj/?taken-by=paolacarosella

Abaixo, veja outros famosos que manifestaram seu luto pelo incêndio que destruiu o Museu Nacional:

Leandra Leal

Marina Person

Fátima Bernardes

Letícia Sabatella

View this post on Instagram

#Repost @ivanabentes with @get_repost ・・・ Que tragédia! A história do Brasil queimando! 20 milhões de peças e documentos destruidos! Museu Nacional da UFRJ queimando inteiro, séculos de arqueologia, peças, esqueletos, cultura indígena, fauna, flora, tudo! Camadas de tempo e de história e conhecimento. 200 anos de documentos, toda a história do império queimado, paleontologia, antropologia do Brasil. Prédios históricos, tombados, muitos deles dentro dos quais damos aula, pesquisamos, orientamos. Essa precariedade não é descaso da UFRJ, não existe política pública para manter e conservar nosso patrimônio.É o mesmo descaso com o patrimônio, a pesquisa, a ciência e tudo que é PUBLICO. O Museu sobrevive com o mínimo de recursos do Estado. O público fazia vaquinha para ajudar na manutenção! São incêndios e tragédias que não são ainda mais frequentes nem sabemos porquê. Na adversidade vivemos e as universidades fazem muito e muitissimo com muito pouco. Damos aulas em palácios, castelos, museus, hospícios históricos. O MAM queimou, o acervo de Helio Oiticica queimou, a Cinemaca Brasileira pegou fogo, o Museu da Lingua Portuguesa queimou! É muita falta de amor ao Brasil e sua cultura exuberante. Às vezes as metáforas se tornam literais . Um Brasil que está dando as costas para sua história e para seu futuro, queimando tudo o que prezamos! Imagem não de um acidente, mas da barbárie! É essa a política que está destruindo o país: Estado mínimo, plataformas privatizantes, odiadores da cultura, politicas de desinvestimento no comum! #Museunacional #UFRJ P.S.E não venham dizer que a culpa é da UFRJ! Patrimonio público precisa de recurso e investimento público. Se o Museu não fechou antes foi graças aos pesquisadores, público e comunidade acadêmica !!

A post shared by LetIcia_Sabatella (@leticia_sabatella) on

Luana Piovani

Astrid Fontenelle

Susana Vieira

Monica Iozzi

Patricia Pillar