Farmácias de UBSs serão fechadas após parceria com redes privadas

Por: Redação | Comunicar erro

As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem ser fechadas pelo prefeito João Doria (PSDB) após ser iniciada a parceria da Prefeitura de São Paulo com grandes redes de drogarias para que a entrega de medicamentos fornecidos pelo SUS passe a ser feito em farmácias privadas. As informações são do Estadão.

Polêmica, a medida foi criticada pelo Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar-SP), que diz que a medida vai afetar sobretudo a população mais pobre.

“As grandes redes de farmácias têm filiais nos bairros mais centrais, melhor localizados. E não nos bairros mais distantes da periferia, onde está a população mais pobre. Ali estão as pequenas farmácias. Sem a entrega no posto de saúde, perto de sua casa, as pessoas teriam de se deslocar até outros bairros, tendo até de pegar ônibus”, afirma a secretária-geral da entidade, Renata Gonçalves, em entrevista à Rede Brasil Atual.

Data na mudança no sistema de saúde ainda não foi definida
Crédito: Getty ImagesData na mudança no sistema de saúde ainda não foi definida

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, a logística de compra e distribuição de remédios para as unidades municipais não têm funcionado.

“Nós não conseguimos entregar remédio nas Unidades Básicas de Saúde. É impossível competir com a rede logística das farmácias [privadas]. Só para eu ter o estoque de remédios nas UBSs, tenho que ter um investimento de R$ 100 milhões. Sendo que esse remédio já está lá na prateleira da farmácia”, disse na terça-feira, dia 31.

O secretário disse que não há data para que os remédios passem a ser distribuídos nas grandes redes de drogarias, pois a parceria depende de acordos com o Ministério da Saúde.

Compartilhe:

Tags: #politica
1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …