Farmácias de UBSs serão fechadas após parceria com redes privadas

Por: Redação | Comunicar erro

As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem ser fechadas pelo prefeito João Doria (PSDB) após ser iniciada a parceria da Prefeitura de São Paulo com grandes redes de drogarias para que a entrega de medicamentos fornecidos pelo SUS passe a ser feito em farmácias privadas. As informações são do Estadão.

Polêmica, a medida foi criticada pelo Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar-SP), que diz que a medida vai afetar sobretudo a população mais pobre.

“As grandes redes de farmácias têm filiais nos bairros mais centrais, melhor localizados. E não nos bairros mais distantes da periferia, onde está a população mais pobre. Ali estão as pequenas farmácias. Sem a entrega no posto de saúde, perto de sua casa, as pessoas teriam de se deslocar até outros bairros, tendo até de pegar ônibus”, afirma a secretária-geral da entidade, Renata Gonçalves, em entrevista à Rede Brasil Atual.

Data na mudança no sistema de saúde ainda não foi definida
Crédito: Getty ImagesData na mudança no sistema de saúde ainda não foi definida

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, a logística de compra e distribuição de remédios para as unidades municipais não têm funcionado.

“Nós não conseguimos entregar remédio nas Unidades Básicas de Saúde. É impossível competir com a rede logística das farmácias [privadas]. Só para eu ter o estoque de remédios nas UBSs, tenho que ter um investimento de R$ 100 milhões. Sendo que esse remédio já está lá na prateleira da farmácia”, disse na terça-feira, dia 31.

O secretário disse que não há data para que os remédios passem a ser distribuídos nas grandes redes de drogarias, pois a parceria depende de acordos com o Ministério da Saúde.

Compartilhe:

Tags: #politica
1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …