Farmácias de UBSs serão fechadas após parceria com redes privadas

Por: Redação | Comunicar erro
Tags: #politica

As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem ser fechadas pelo prefeito João Doria (PSDB) após ser iniciada a parceria da Prefeitura de São Paulo com grandes redes de drogarias para que a entrega de medicamentos fornecidos pelo SUS passe a ser feito em farmácias privadas. As informações são do Estadão.

Polêmica, a medida foi criticada pelo Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar-SP), que diz que a medida vai afetar sobretudo a população mais pobre.

“As grandes redes de farmácias têm filiais nos bairros mais centrais, melhor localizados. E não nos bairros mais distantes da periferia, onde está a população mais pobre. Ali estão as pequenas farmácias. Sem a entrega no posto de saúde, perto de sua casa, as pessoas teriam de se deslocar até outros bairros, tendo até de pegar ônibus”, afirma a secretária-geral da entidade, Renata Gonçalves, em entrevista à Rede Brasil Atual.

Data na mudança no sistema de saúde ainda não foi definida
Crédito: Getty ImagesData na mudança no sistema de saúde ainda não foi definida

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, a logística de compra e distribuição de remédios para as unidades municipais não têm funcionado.

“Nós não conseguimos entregar remédio nas Unidades Básicas de Saúde. É impossível competir com a rede logística das farmácias [privadas]. Só para eu ter o estoque de remédios nas UBSs, tenho que ter um investimento de R$ 100 milhões. Sendo que esse remédio já está lá na prateleira da farmácia”, disse na terça-feira, dia 31.

O secretário disse que não há data para que os remédios passem a ser distribuídos nas grandes redes de drogarias, pois a parceria depende de acordos com o Ministério da Saúde.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
2
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
3
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
4
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
5
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
6
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
7
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
8
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …