Feira do Livro em SC cancela encontro com Miriam Leitão após protestos

Um manifesto reuniu mais de 3 mil assinaturas e fez a organização cancelar a participação da jornalista no evento para garantir sua segurança

Por: Redação

A 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, cancelou o encontro com a jornalista Miriam Leitão após protestos, nesta terça-feira,16. O cancelamento acontece, um dia depois de anunciada, pela comissão organizadora, a participação de Miriam. A presença do sociólogo Sérgio Abranches também foi cancelada.

Crédito: Reprodução/GloboNewsFeira do Livro em SC cancela encontro com Miriam Leitão após protestos

A jornalista e o sociólogo foram vetados pela organização em resposta a uma campanha nas redes sociais. “Por seu viés ideológico e posicionamento, a população jaraguaense repudia sua presença, requerendo, assim que a mesma não se faça presente em evento tão importante em nossa cidade”, afirma o manifesto que reuniu mais de 3 mil assinaturas em um dia.

A feira acontecerá de 8 a 18 de agosto e conta com o apoio da Prefeitura local.

“Nesses 12 anos, a feira já enfrentou inúmeras dificuldades, da escassez de recursos financeiros até enchentes. Mas nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”, afirma a noa da organização do evento que anuncia o cancelamento do convite a Miriam Leitão e Abranches.

“Como escritor, tenho vergonha de falar para a Miriam Leitão que não posso trazê-la porque não tenho como garantir sua segurança”, disse Carlos Schroeder, coordenador artístico do evento, em entrevista ao site catarinense NSC Total.