Últimas notícias:

Loading...

Feira Preta edição especial: “Folclore x Cultura Popular”

Por: Redação

No dia 2 de Agosto a Casa das Caldeiras receberá uma edição especial das Pílulas de Cultura Feira Preta dedicada ao Folclore e Cultura popular. Será uma dia para pensar e refletir sobre as lendas, os mitos, crendices, a cultura contada e feita pelo povo.

Esta edição reserva um bate-papo sobre a temática abordada, além de intervenções artísticas, exibição de filmes, exposições de artesanato e literatura. A apresentação do evento fica por conta do Max DMN.

A roda de conversa que terá como tema Folclore X Cultura Popular, trará um debate sobre as diferenças entre essas culturas, além da reflexão sobre a importância da preservação do Folclore Brasileiro. Para isso a professora Fabiana Amaral, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, o jornalista Mouzar Benedito membro da Sociedade dos Observadores do Saci (Sosaci) e o produtor cultural Edson Lima que há dez anos realiza “O Autor na Praça” trarão, através de suas experiências, a beleza e importância dos projetos e pesquisas que desenvolvem.

O grupo Kangoma fará uma intervenção musical que traz a mistura do som da música de raiz com uma interpretação contemporânea. Essa mistura abrange a música erudita, a música de raiz brasileira, entre elas os côcos nordestinos, os jongos, congadas, bois, cantos de louvação indígenas e o swing da música negra mundial.

Será montado ainda o “Espaço Plínio Marcos” que trará uma atividade cultural literária nos moldes de “O Autor na Praça”, o trabalho realizado pela Sosaci, a cultura popular manifestada na arte de Jurandyr de Freitas Júnior, além de, Oficina de Maculelê com Josoel Vitalino do grupo Malungo, Oficina de Dança Afro com Solange Aparecida e Oficina de Contação de Histórias com Elis Regina.

Não poderia faltar a exibição de documentários que contemplem a temática e, desta vez, Povo de Santo da ONG Omi-Dùdú – Resgate e Preservação da Cultura Afro-brasileira; Nego Fugido da TVE-Bahia e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e Festa da Nossa Senhora da Boa Morte do Instituto Cultural Afro-brasileiro – Identidade Brasil irão compor uma narrativa da cultura popular afro-brasileira. O evento conta ainda com a presença dos expositores da Feira Cultural Preta.

Compartilhe: