Fernanda Montenegro manda a real para os críticos da lei Rouanet

Durante a premiação dos Melhores do Ano no "Domingão do Faustão", uma das maiores atrizes brasileiras fez um desabafo contundente: "não somos corruptos"

Por: Redação | Comunicar erro
fernanda montenegro lei rouanet
Crédito: reprodução/TV GloboFernanda Montenegro faz discurso contundente sobre a lei Rouanet e viraliza na web

Na noite desta domingo, 9, o “Domingão do Faustão” premiou, como de costume, os “Melhores do Ano”, celebridades que se destacaram na música e na teledramaturgia da TV Globo ao longo de 2018. A atriz Fernanda Montenegro não concorreu em nenhuma categoria, mas junto com Adriana Esteves e Marieta Severo receberam o prêmio “Personagem do Ano”.

Ao ganhar o troféu, a atriz de 89 anos, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme “Central do Brasil”, em 1999, aproveitou o espaço para fazer um discurso contundente sobre a lei Rouanet, e viralizou nas redes sociais.

“Nós somos de uma profissão digna. Nós somos parte de uma cultura teatral milenar. Não é possível fazerem de nós, gente de palco, atores de televisão e de cinema, os responsáveis pela derrocada econômica deste país. Não somos corruptos. Não somos responsáveis pela crise de corrupção pela qual este país está passando. Estende-se por esse país uma visão negativa, torpe, agressiva em cima de nós. Não somos responsáveis pela corrupção deste país através da lei Rouanet. É preciso que busquem as gangues onde elas estão. Eu aproveito esse seu programa de tanta popularidade, onde você hoje apresentou dezenas de atores e atrizes, que não somos corruptos. Eu sei que há uma terra de ninguém, que é a internet. Então, nós temos que, de uma maneira palpável, se posicionar. Somos dignos, temos uma profissão extraordinária. Tenho certeza que pra nós é a maior profissão deste mundo. Podemos não ser prioritários, mas temos uma profissão libertária nos nossos palcos, nos nossos programas de TV ligados à dramaturgia. É uma busca constante de amplidão do imaginário, da sensibilidade, e isso nos leva a uma integração de nação, de cultura. Não somos corruptos, não somos isso que, assim de uma forma agressiva, nos jogam brutalmente. Não somos ladrões diante da lei Rouanet. Procurem nos verdadeiros buracos os corruptos deste país.”

  • Mas, afinal de contas, o que é a lei Rouanet?

A discussão sobre a lei Rouanet começou durante a campanha presidencial de Jair Bolsonaro (PSL), em que aconteceram diversas acusações contra artistas dos mais diversos palanques. A lei Rouanet tornou-se mais um dos focos de propagação de fake news e desinformação em 2018.

Portanto, vamos aprender sobre o que ela realmente representa para o Brasil e para a classe artística brasileira?

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …