Fibra de vidro pode ser opção para construção em favelas

divulgação
Tijolos e cimento podem dar lugar às placas de fibra de vidro
Créditos: Deise Franklin de Freitas
Tijolos e cimento podem dar lugar às placas de fibra de vidro

O uso de placas pré-fabricadas de fibra de vidro pode ser uma opção para a construção de casas nas favelas. Um estudo do projeto Rio Cidade Sustentável revela que a técnica, graças à facilidade do transporte e da montagem das placas, poderia reduzir o custo, o tempo e o impacto ambiental das obras.

O projeto é realizado pelo Cebeds (Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável). O objetivo é estudar maneiras de transformar a infra-estrutura urbana de um modo menos prejudicial ao meio ambiente.  Até o momento, a iniciativa foi posta em prática nos morros da Babilônia e do Chapéu Mangueira, Zona Sul do Rio de Janeiro, com a participação dos moradores das comunidades.

Os pesquisadores do projeto negociam a possibilidade de importar a tecnologia desenvolvida pela empresa indiana DMS (Design Merchandising Solutions). Se a tentativa for bem-sucedida, um novo método de construção sustentável pode ser implementado, não só nas comunidades carentes do Rio, mas em outros projetos de habitação social.

Por Redação