Filme cria experiência virtual ao inserir espectador em cena de estupro

No Festival de Cinema de Sundance de 2015, o filme “Perspectiva; Capítulo 1; A Festa” tem chamado atenção por sua proposta inovadora. Nele, o público não é mais um simples espectador, pois é inserido dentro de uma cena em que dois garotos violentam uma menina durante uma festa de faculdade.

A obra, criada pela cineasta Rose Troche e pelo especialista em efeitos gráficos Morris May, consiste em um filme de cinco minutos que deve ser visto com óculos de realidade virtual. Com isso, os espectadores conseguem acompanhar tanto o ponto de vista da menina que sofre a violência sexual, quanto o de um dos agressores.

A trama ocorre em uma festa, na qual dois jovens encontram uma estudante inconsciente e decidem se aproveitar da situação. As cenas do filme foram gravadas em uma casa com atores que nunca tinham trabalhado com alguma coisa semelhante antes.

Em entrevista ao BuzzFeed norte-americano, Rose Troche disse: “Esse [projeto] é quando a consciência social e a narrativa cinematográfica podem interagir”. Os espectadores que tiveram oportunidade de experimentar “A Festa” relataram o sentimento de enorme desconforto de participar como um dos personagens.

Via Terra