Fim da TV analógica em SP pode prejudicar o meio ambiente

Veja locais para descartar o aparelho em São Paulo

Por: Redação | Comunicar erro

O Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico da América Latina, responsável por 36% do descarte de equipamentos como celulares e televisores. Em 2014, o país produziu 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2017, a situação deve se agravar, pois o sinal analógico das emissoras de TV será desativado na região metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira, dia 29 de março. O número de descarte ilegal pode aumentar em um curto espaço de tempo e prejudicar a contaminação do solo.

O Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico da América Latina
O Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico da América Latina

Segundo a previsão da Anatel, o sinal analógico de TV será desligado em São Paulo e nos 38 municípios da região metropolitana. Enquanto muitas famílias buscam a antena de conversão digital, outras vão optar por se desfazer dos antigos aparelhos e investir em uma televisão já compatível com a emissão.

Mas onde entregar os televisores para descartá-los de forma correta? De acordo com a Coopermiti, em São Paulo, o lixo não é a destinação correta, pois os produtos analógicos contam com partes tóxicas e elementos químicos que podem vazar e contaminar o solo, lençóis freáticos e as pessoas.

“Estes equipamentos podem liberar materiais como mercúrio, cádmio, cobre, cromo, entre outros que, caso dispostos em aterros não licenciados e controlados, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, causando grande impacto ao meio ambiente e ao ser humano”, afirma Alex Pereira, presidente da cooperativa de lixo eletrônico.

Veja os endereços que recebem os aparelhos em São Paulo:

Coopermiti – Rua João Rudge, 366 – Casa Verde – São Paulo

(11) 3666-0849 – Para mais informações acesse o site.

EcoBraz  Rua Padre Otto Maria, 104 – Vila Formosa – São Paulo

(11) 4329-2001

  • Dica importante:
1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …