CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Fundo Emergencial para a Saúde mobiliza doações a hospitais

Inicialmente, as entidades que serão beneficiadas pelo Fundo são Fiocruz, Santa Casa de São Paulo e Comunitas

Por: Heloisa Aun
enfermeira lavando as mãos
Crédito: HRAUN/istockHospitais e instituições de ciência e tecnologia receberão as doações do Fundo

O combate ao novo coronavírus vai além das ações governamentais, apesar de estas serem essenciais. Superar a pandemia depende de um compromisso de toda sociedade, exigindo articulação entre os setores público, privado e organizações da sociedade civil.

Pensando nisso, o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), o Movimento Bem Maior e a Bsocial, com o apoio de outras lideranças da cultura de doação, se uniram para criar o “Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil”. O objetivo da mobilização é receber doações que serão encaminhadas a locais em posição estratégica no sistema de saúde do país, como hospitais e instituições de ciência e tecnologia.



Inicialmente, as entidades que serão beneficiadas pelo Fundo são: Fiocruz, Santa Casa de São Paulo e Comunitas, organização que está adquirindo respiradores a serem entregues aos hospitais do SUS. Outros beneficiários podem ser agregados posteriormente.

As doações serão revertidas em respiradores, testes para diagnóstico de infecção por coronavírus, equipamentos para UTI (cardioversores, aspiradores de secreção, monitores, etc.), equipamentos hospitalares (cadeiras de rodas, camas, macas, etc.), materiais para médicos e enfermeiros (aventais, máscaras, toucas, luvas, etc.) e medicamentos. A lista de prioridades será apresentada e aprovada previamente com as instituições.

Segundo Andrea Woffenbüttel, diretora de comunicação do IDIS, o Fundo recebeu a lista de necessidades dos primeiros quatro beneficiários, cujo valor supera os R$ 150 milhões. Por isso, não há uma meta inicial de arrecadação, já que os itens de urgência podem mudar diariamente.

“Queremos captar o máximo que pudermos e, nessa mesma lógica, não temos um valor estipulado para cada instituição. Temos um comitê técnico que nos orienta quanto à urgência dos pedidos de cada beneficiário e semanalmente vamos transferindo o que conseguirmos captar”, explica Andrea à Catraca Livre.

Em nota, o grupo que compõe o Fundo está fazendo um chamamento especial à comunidade de filantropos e empresas a também doarem para fortalecer o sistema público de saúde no combate ao coronavírus. Para fazer a doação de qualquer valor, clique neste link. No caso de doações acima de R$ 50 mil, a pessoa deve entrar em contato pelo e-mail: atendimento@bsocial.com.br.

“Estamos vivendo uma crise singular e nosso sistema de saúde precisará de toda ajuda para enfrentá-la. Em momentos como esse, a responsabilidade de contribuir passa a ser de todos, sobretudo dos mais afortunados, afinal, se o sistema de saúde colapsar, o país todo vem junto”, afirma Carola Matarazzo, CEO do Movimento Bem Maior.

Para a diretora de comunicação do IDIS, neste momento, a importância do engajamento da sociedade é a máxima possível. “Enquanto o governo ainda não sabe como chegar aos cidadãos mais prejudicados e necessitados, as organizações já se articularam, já captaram e já estão apoiado essa camada da população”, ressalta.

Por: Heloisa Aun

Repórter de Cidadania na Catraca Livre. ("nossas costas / contam histórias / que a lombada / de nenhum livro / pode carregar" - Rupi Kaur)

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …