Exposição “Gainsbourg – Artista, cantor, poeta…” no Sesc av. Paulista

Stefan de Jaeger
Retrato de Bambou (colagem de polaroides)

A mostra “Gainsbourg, artista, cantor, poeta, etc.” é uma grande instalação que revela a visão de um artista, Sanchez,  sobre outro, Gainsbourg. Dividido em 24 núcleos visuais e sonoros, o projeto do curador reúne trechos de filmes, vídeos, making off, entrevistas, fotografias, reproduções de documentos e diversos depoimentos de artistas que conviveram e fizeram parte da obra de Gainsbourg.

Originalmente apresentada na Cité de la Musique, em Paris (outubro de 2008 a março de 2009), quando recebeu 120 mil visitantes e imensa repercussão na imprensa europeia, Gainsbourg 2008 chega ao País adaptada para Gainsbourg, artista, cantor, poeta, etc. pelo SESC São Paulo, como a primeira exposição da entidade em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Segundo o curador Frédéric Sanchez, Serge Gainsbourg (1928, Paris – 1991, Paris) era um artista total, ao mesmo tempo pintor, escritor, poeta, autor, intérprete, compositor, ator e diretor. Esteve sempre à frente de seu tempo, até mesmo em sua conduta de vida privada, o que muitas vezes precedeu e influenciou a evolução dos costumes e dos movimentos artísticos e culturais.

O percurso da mostra, que ocupa o 4ª andar do Sesc Avenida Paulista,  se assemelha a um labirinto de imagens e sons no qual o público mergulha em um universo poético e sofisticado, o das inúmeras referências e fontes de inspiração do artista. No andar térreo, uma Midiateca permite aos visitantes conhecer a sua produção musical. “Gainsbourg, artista, cantor, poeta, etc”. é montada a partir de quatro períodos da história do homenageado: O “período azul” (1958-1964), Os ídolos (1965-1969), A decadança (1969-1979) e Ecce homo (1979-…).

Philippe Lerichomme
Serge Gainsbourg em Kingston na Jamaica- Sly Dunbar, Robbie Shakespeare e as I Three, Vistas do estúdio Dynamic Souds, janeiro 1979

Por Redação