Gatos do Parque da Aclimação: castrar e cuidar é o melhor caminho

O controle da colônia felina do parque segue as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde)

Crédito: Arquivo PessoalChaplin é um dos gatos castrados e bem-cuidados do Pq Aclimação | Foto: Arquivo Pessoal

No Parque da Aclimação, na zona sul de São Paulo, os gatos são bem alimentados em pontos específicos, estão castrados, vermifugados e têm até carteirinha de vacinação emitida pela DVZ (Divisão de Vigilância de Zoonoses) da capital.

O controle dos cerca de 70 animais, instalados no local há mais de 15 anos, está de acordo com as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e aplicadas com sucesso em vários parques e pontos turísticos do mundo como Roma, Nova York e Lisboa. Em São Paulo, outros parques que servem de referência são o do Ibirapuera e o da Independência, cartões postais da cidade.

A recomendação da OMS é o método conhecido como CED (Captura, Esterilização/Vacinação e Devolução) ao local de origem como praças, parques e outras áreas públicas ou privadas.

Isso porque a remoção de uma colônia de gatos só tem um resultado, que é negativo tanto para os animais quanto para a população humana: a formação, muito rapidamente, de uma nova colônia não-castrada e nem vacinada – é o chamado “efeito vácuo” (a retirada dos felinos abre imediatamente espaço para que outros animais se apoderem do local tornando esse procedimento, além de antiético, também inútil para o controle populacional).

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Em parceria com ANDA

Agência de Notícias de Direitos Animais e maior portal de notícias sobre animais do mundo.

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário ANDA

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.