General do Exército contraria pronunciamento de Jair Bolsonaro
'Talvez seja a missão mais importante de nossa geração' diz General Pujol
Num pronunciamento gravado em vídeo distribuído na terça-feira, 24 de março, o general Edson Pujol, comandante do Exército pediu a união dos brasileiros para enfrentar o que segundo ele “talvez seja a missão mais importante de nossa geração“. Ele afirmou também que é momento de cuidado e prevenção. Mostrou que a pandemia do coronavírus preocupa as Forças Armadas que está tratando o tema com estratégia e seriedade.
“Uma de nossas responsabilidades com a nação nesse momento de crise é que nossa tropa deve manter a capacidade operacional para enfrentar o desafio e fazer a diferença. Talvez seja a missão mais importante de nossa geração“.
O vídeo do comandante do Exército foi gravado no mesmo dia, porém antes do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Seu discurso contrasta fortemente com as declarações feitas pelo chefe do Poder Executivo.
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
- Plataforma da UFRGS oferece mais de 70 cursos gratuitos
- Cuidados básicos na academia para se proteger de doenças
O comandante disse que medidas preventivas para preservar a saúde dos soldados, e ressaltou a importância da atuação dos profissionais de saúde que “estão dando exemplo de coragem e comprometimento contra a doença“. No caso das escolas militares, terão o ensino feito à distância. Somente as que atuam no regime de internato seguirão com suas aulas normalmente.
Dentre as ações, em Vitória, no estado do Espírito Santo, a pedido da prefeitura, o Exército atuará junto da segurança local, para conscientizar a população a ficar em casa.
Vale dizer que todo plano de mobilização da crise pela pandemia será comandada pelo Ministério da Defesa contando com a participação do Exército. Por ora, eles pretendem atuar como “mãos amigas” para garantir que não haja pertubação da ordem. Porém se for necessário estão se preparando para auxiliar no transporte de suprimentos e cuidar dos doentes.
Assista na íntegra a mensagem do comandante do Exército:
Informações sobre a covid-19 estão sendo disponibilizadas no site do Exército como mencionou o general no vídeo. Confira aqui.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
Coronavírus
A covid-19 foi descoberto em dezembro de 2019, quando apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. No início, muitos dos pacientes infectados tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa. Mais tarde, um número crescente de pacientes que não tiveram exposição a mercados de animais também foram diagnosticados, indicando a disseminação de pessoa para pessoa. O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.
Coronavírus no Brasil
Nesta terça-feira, 24 os números de casos confirmados do novo coronavírus apontam 2201 pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19 e 46 mortes. O maior número de casos ainda se concentra no Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santos e Minas Gerais. Em seguida, vem a região Sul. Também há casos no DF, Pernambuco e Alagoas.
Sintomas do novo coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. A covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
- Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
- Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Manter o ambiente ventilado;
- Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.