Glitter e purpurina ameaçam o meio ambiente, dizem especialistas

Por: Redação

Carnaval é sinônimo de [muita] festa! E, claro, de glitter e purpurina. Mas, para a decepção de quem ama passar os dias de folia brilhando, a presença desses microplásticos tem preocupado os ambientalistas, atentos ao escoamento do material no mar, onde o produto demora séculos até se decompor.

De acordo com informações do jornal “O Globo“, os ecologistas pedem para que os foliões evitem usar os adereços que levam brilho à festa. O debate chegou nas redes sociais esta semana, após um texto do site “Pedra Ambiental”, intitulado “Glitter e purpurina: a brincadeira de carnaval que destrói a vida nos oceanos“.

O glitter e a purpurina podem causar impactos aos oceanos
Crédito: Getty Images/iStockphotoO glitter e a purpurina podem causar impactos aos oceanos

O artigo foi compartilhado e intrigou entusiastas do Carnaval. No entanto, outros estudos científicos também reforçam o argumento dos ambientalistas. Por exemplo, uma pesquisa publicada em 2015 na revista “Nature” estimou que cerca de 8 milhões de toneladas métricas de plástico chegam anualmente nos oceanos.

Em entrevista ao jornal, Cláudio Gonçalves Tiago, pesquisador do Centro de Biologia Marinha (Cebimar-USP), afirmou que os microplásticos podem atrapalhar a obtenção de alimentos para os organismos.

O biólogo também recomendou evitar usar glitter e purpurina. “É uma poluição desnecessária, assim como o rojão é desnecessário, por causa da poluição sonora. Na verdade, acho que nós não fazemos muito bem ao meio ambiente”, disse.

Para a felicidade de todos nós, existe um glitter biodegradável. Neste link, é possível comprar o material (o site entrega para diversos países do mundo).

1
Bolsonaro deixa o PSL para fundar um novo partido político
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira, 12, que vai deixar o Partido Social Liberal (PSL) após quase dois anos …
2
Entenda a crise política na Bolívia em 8 minutos
Após 13 anos no poder, o presidente boliviano Evo Morales renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio a …
3
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
4
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
5
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
6
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
7
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
8
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …