Informar

Golpe no WhatsApp promete passagens aéreas gratuitas

A notícia falsa já atingiu mais de 31 mil usuários

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: ReproduçãoMuitos golpes repercutem pelo WhatsApp

Mais um golpe tem repercutido no WhatsApp nos últimos dias. Dessa vez, a falsa notícia oferece duas passagens de avião gratuitas da GOL Linhas Aéreas. O boato já atingiu 31 mil usuários, de acordo com a empresa de segurança eletrônica PSafe.

No aplicativo, os internautas recebem uma mensagem com um link sobre a suposta promoção. Ao clicar no site, a pessoa é redirecionada a uma página falsa, com o logo da GOL, na qual precisa responder a uma pesquisa para medir o grau de satisfação com a empresa.

O golpe ainda mostra um contador que informa o número de passagens que estariam disponíveis. Após terminar o questionário, o usuário é induzido a compartilhar a mensagem com 30 contatos ou grupos do WhatsApp. Apenas depois disso poderá, teoricamente, resgatar os bilhetes. O site promete que o envio será por e-mail em até dois dias.

No final do processo, aparece uma série de comentários de pessoas que teriam participado do anúncio. Esse tipo de golpe faz com que os internautas instalem extensões ou aplicativos prejudiciais ao smartphone, que podem roubar informações pessoais.

A GOL informou que a fonte confiável da companhia aérea é seu site oficial e orientou os clientes a não clicarem em mensagens suspeitas, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e que pedem a confirmação de dados cadastrais. Em caso de dúvidas, procure a central de atendimento pelo número 0300-115-2121.

Crédito: ReproduçãoO golpe rouba dados pessoais dos usuários ao oferecer passagens aéreas

Golpe do WhatsApp engana clientes do Boticário com falso brinde

Compartilhe: