Governo Bolsonaro libera publicidades e erros em livros didáticos

As mudanças devem impactar os alunos do ensino fundamento II

Por: Redação
Governo de Bolsonaro tira a obrigatoriedade de conteúdos que mostrem a diversidade brasileira de livros para as escolas públicas.
Crédito: IStockGoverno de Bolsonaro tira a obrigatoriedade de conteúdos que mostrem a diversidade brasileira de livros para as escolas públicas.

As regras do edital para escolha dos livros didáticos que serão distribuídos nas escolas públicas em 2020, foram alteradas pelo governo de Jair Bolsonaro. De acordo com as novas determinações, fica liberada a compra de livros com anúncios publicitários e erros de revisão. Também foi retirada a obrigatoriedade de conteúdos que retratem a diversidade étnica, social e cultural do país.

De acordo com informações do Estado,  editoras estão preocupadas que seus materiais – que já foram encaminhados para analise do Ministério da Educação (MEC) – sejam reprovados. Além disso, fontes ouvidas pelo jornal temem que livros de baixa qualidade sejam aprovados.

As mudanças afetarão os materiais didáticos do ensino fundamental II(6º a 9º ano) e a resposta sobre quais livros serão adotados deve ser feita pelo governo federal após o primeiro semestre.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), diz a reportagem, era muito elogiado pela rigidez na escolha dos conteúdos. A partir de agora, isso será flexibilizado. Com a quebra da exigência de ilustração que retratam a diversidade brasileiro, não será mais necessário, por exemplo, mostrar negros, índios e brancos.

Compartilhe:

Tags: #politica
1
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
2
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
3
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
4
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
5
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
6
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
7
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
8
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …