Governo Bolsonaro libera publicidades e erros em livros didáticos

As mudanças devem impactar os alunos do ensino fundamento II

Por: Redação Comunicar erro
Governo de Bolsonaro tira a obrigatoriedade de conteúdos que mostrem a diversidade brasileira de livros para as escolas públicas.
Crédito: IStockGoverno de Bolsonaro tira a obrigatoriedade de conteúdos que mostrem a diversidade brasileira de livros para as escolas públicas.

As regras do edital para escolha dos livros didáticos que serão distribuídos nas escolas públicas em 2020, foram alteradas pelo governo de Jair Bolsonaro. De acordo com as novas determinações, fica liberada a compra de livros com anúncios publicitários e erros de revisão. Também foi retirada a obrigatoriedade de conteúdos que retratem a diversidade étnica, social e cultural do país.

De acordo com informações do Estado,  editoras estão preocupadas que seus materiais – que já foram encaminhados para analise do Ministério da Educação (MEC) – sejam reprovados. Além disso, fontes ouvidas pelo jornal temem que livros de baixa qualidade sejam aprovados.

As mudanças afetarão os materiais didáticos do ensino fundamental II(6º a 9º ano) e a resposta sobre quais livros serão adotados deve ser feita pelo governo federal após o primeiro semestre.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), diz a reportagem, era muito elogiado pela rigidez na escolha dos conteúdos. A partir de agora, isso será flexibilizado. Com a quebra da exigência de ilustração que retratam a diversidade brasileiro, não será mais necessário, por exemplo, mostrar negros, índios e brancos.

Compartilhe:

Tags: #politica
1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …