Governo Bolsonaro libera publicidades e erros em livros didáticos

As mudanças devem impactar os alunos do ensino fundamento II

Por: Redação | Comunicar erro
Tags: #politica
Governo de Bolsonaro tira a obrigatoriedade de conteúdos que mostrem a diversidade brasileira de livros para as escolas públicas.
Crédito: iStockGoverno de Bolsonaro tira a obrigatoriedade de conteúdos que mostrem a diversidade brasileira de livros para as escolas públicas.

As regras do edital para escolha dos livros didáticos que serão distribuídos nas escolas públicas em 2020, foram alteradas pelo governo de Jair Bolsonaro. De acordo com as novas determinações, fica liberada a compra de livros com anúncios publicitários e erros de revisão. Também foi retirada a obrigatoriedade de conteúdos que retratem a diversidade étnica, social e cultural do país.

De acordo com informações do Estado,  editoras estão preocupadas que seus materiais – que já foram encaminhados para analise do Ministério da Educação (MEC) – sejam reprovados. Além disso, fontes ouvidas pelo jornal temem que livros de baixa qualidade sejam aprovados.

As mudanças afetarão os materiais didáticos do ensino fundamental II(6º a 9º ano) e a resposta sobre quais livros serão adotados deve ser feita pelo governo federal após o primeiro semestre.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), diz a reportagem, era muito elogiado pela rigidez na escolha dos conteúdos. A partir de agora, isso será flexibilizado. Com a quebra da exigência de ilustração que retratam a diversidade brasileiro, não será mais necessário, por exemplo, mostrar negros, índios e brancos.

Compartilhe:

1 / 8
1
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …