Governo Bolsonaro libera publicidades e erros em livros didáticos

As mudanças devem impactar os alunos do ensino fundamento II

Por: Redação | Comunicar erro
Governo de Bolsonaro tira a obrigatoriedade de conteúdos que mostrem a diversidade brasileira de livros para as escolas públicas.
Crédito: iStockGoverno de Bolsonaro tira a obrigatoriedade de conteúdos que mostrem a diversidade brasileira de livros para as escolas públicas.

As regras do edital para escolha dos livros didáticos que serão distribuídos nas escolas públicas em 2020, foram alteradas pelo governo de Jair Bolsonaro. De acordo com as novas determinações, fica liberada a compra de livros com anúncios publicitários e erros de revisão. Também foi retirada a obrigatoriedade de conteúdos que retratem a diversidade étnica, social e cultural do país.

De acordo com informações do Estado,  editoras estão preocupadas que seus materiais – que já foram encaminhados para analise do Ministério da Educação (MEC) – sejam reprovados. Além disso, fontes ouvidas pelo jornal temem que livros de baixa qualidade sejam aprovados.

As mudanças afetarão os materiais didáticos do ensino fundamental II(6º a 9º ano) e a resposta sobre quais livros serão adotados deve ser feita pelo governo federal após o primeiro semestre.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), diz a reportagem, era muito elogiado pela rigidez na escolha dos conteúdos. A partir de agora, isso será flexibilizado. Com a quebra da exigência de ilustração que retratam a diversidade brasileiro, não será mais necessário, por exemplo, mostrar negros, índios e brancos.

Compartilhe:

Tags: #politica
1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …