Governo estadual sanciona lei do Passe Livre para metrô, trem e EMTU

Além de estudantes de escolas públicas, sanção atenderá alunos da rede privada de ensino

A exemplo da prefeitura de São Paulo, o governo estadual sancionou na última quinta-feira, 19 de fevereiro, a lei que garante tarifa zero para estudantes nos transportes públicos metropolitanos. Desde o início do ano, os estudantes já circulam gratuitamente nos ônibus municipais.

Com a nova medida anunciada pelo governo estadual, alunos dos ensinos fundamental, médio e superior da rede pública terão direito ao passe livre no Metrô, nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e também nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Medida atenderá milhares de estudantes da região metropolitana
Medida atenderá milhares de estudantes da região metropolitana

Além dos alunos de escolas públicas, estudantes da rede privada com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa também podem ser beneficiados.

Para participar do programa, os alunos precisam se cadastrar na instituição de ensino e, posteriormente, declarar a comprovação de renda no site do Bilhete Único.

EMTU

Com a sanção da nova lei, a gratuidade passa a valer nos trens do Metrô e CPTM imediatamente. Enquanto nas linhas da EMTU, que beneficiará aproximadamente 615 mil estudantes da região metropolitana, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte, o passe livre passará a valer em até 30 dias.

De acordo com o governo, também terão direito à gratuidade alunos de baixa renda cadastrados em programas estaduais que dão bolsas a universitários, como o Escola da Família e o Ler e Escrever, e os federais Prouni e Fies.