Grupo de MCs usa rap e funk para ensinar que é mais maneiro ostentar educação e saúde do que dinheiro

Os ‘MCs pela Educação’ fazem shows em escolas da periferia para conscientizar jovens de que estudar e não beber também pode ser legal

Por: Redação | Comunicar erro

Um dos maiores fenômenos musicais dos últimos tempos, o funk ostentação – modalidade em que os MCs criam letras para ostentar os bens de alto valor que têm ou gostariam de ter – faz enorme sucesso entre os jovens de dentro e fora da periferia. Mas, na carona desse sucesso, um grupo de MCs tem usado o funk e o rap para passar uma mensagem diferente: estudar é mais legal do que beber e gastar dinheiro.

O objetivo dos “MCs pela Educação” é convencer os jovens das escolas públicas da periferia que é mais maneiro ostentar boa educação e uma vida saudável do que correntes de ouro e carrões. Seus integrantes usam o rap e o funk para passar mensagens como as dos vídeos abaixo.

Os “MCs Pela Educação” lançaram recentemente um CD chamado “Consciência e Atitude” e fazem shows em várias escolas para divulgar sua mensagem. O projeto é realizado por uma parceria entre o Instituto Gerando Falcões e a Ambev.

A inclusão pelo consumo

Para entender um pouco melhor o que é o funk ostentação e por que ele é tão influente, uma boa fonte é o documentário “Onde Deus é uma nota de 100”, dirigido por Alice Riff e Luciano Onça.

O vídeo, que tem cerca de 15 minutos, pinta uma imagem diferente desse tipo de funk. Com um olhar sociológico, os diretores mostram como a ostentação do consumo pode ser encarada como um atalho de inclusão social para pessoas que sempre viveram à margem do mercado consumidor.

Confira abaixo.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …