Grupo de MCs usa rap e funk para ensinar que é mais maneiro ostentar educação e saúde do que dinheiro

Os ‘MCs pela Educação’ fazem shows em escolas da periferia para conscientizar jovens de que estudar e não beber também pode ser legal

Por: Redação Comunicar erro

Um dos maiores fenômenos musicais dos últimos tempos, o funk ostentação – modalidade em que os MCs criam letras para ostentar os bens de alto valor que têm ou gostariam de ter – faz enorme sucesso entre os jovens de dentro e fora da periferia. Mas, na carona desse sucesso, um grupo de MCs tem usado o funk e o rap para passar uma mensagem diferente: estudar é mais legal do que beber e gastar dinheiro.

O objetivo dos “MCs pela Educação” é convencer os jovens das escolas públicas da periferia que é mais maneiro ostentar boa educação e uma vida saudável do que correntes de ouro e carrões. Seus integrantes usam o rap e o funk para passar mensagens como as dos vídeos abaixo.

Os “MCs Pela Educação” lançaram recentemente um CD chamado “Consciência e Atitude” e fazem shows em várias escolas para divulgar sua mensagem. O projeto é realizado por uma parceria entre o Instituto Gerando Falcões e a Ambev.

A inclusão pelo consumo

Para entender um pouco melhor o que é o funk ostentação e por que ele é tão influente, uma boa fonte é o documentário “Onde Deus é uma nota de 100”, dirigido por Alice Riff e Luciano Onça.

O vídeo, que tem cerca de 15 minutos, pinta uma imagem diferente desse tipo de funk. Com um olhar sociológico, os diretores mostram como a ostentação do consumo pode ser encarada como um atalho de inclusão social para pessoas que sempre viveram à margem do mercado consumidor.

Confira abaixo.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …