Grupo de MCs usa rap e funk para ensinar que é mais maneiro ostentar educação e saúde do que dinheiro

Os ‘MCs pela Educação’ fazem shows em escolas da periferia para conscientizar jovens de que estudar e não beber também pode ser legal

Por: Redação

Um dos maiores fenômenos musicais dos últimos tempos, o funk ostentação – modalidade em que os MCs criam letras para ostentar os bens de alto valor que têm ou gostariam de ter – faz enorme sucesso entre os jovens de dentro e fora da periferia. Mas, na carona desse sucesso, um grupo de MCs tem usado o funk e o rap para passar uma mensagem diferente: estudar é mais legal do que beber e gastar dinheiro.

O objetivo dos “MCs pela Educação” é convencer os jovens das escolas públicas da periferia que é mais maneiro ostentar boa educação e uma vida saudável do que correntes de ouro e carrões. Seus integrantes usam o rap e o funk para passar mensagens como as dos vídeos abaixo.

Os “MCs Pela Educação” lançaram recentemente um CD chamado “Consciência e Atitude” e fazem shows em várias escolas para divulgar sua mensagem. O projeto é realizado por uma parceria entre o Instituto Gerando Falcões e a Ambev.

A inclusão pelo consumo

Para entender um pouco melhor o que é o funk ostentação e por que ele é tão influente, uma boa fonte é o documentário “Onde Deus é uma nota de 100”, dirigido por Alice Riff e Luciano Onça.

O vídeo, que tem cerca de 15 minutos, pinta uma imagem diferente desse tipo de funk. Com um olhar sociológico, os diretores mostram como a ostentação do consumo pode ser encarada como um atalho de inclusão social para pessoas que sempre viveram à margem do mercado consumidor.

Confira abaixo.

Compartilhe:

1
Bolsonaro deixa o PSL para fundar um novo partido político
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira, 12, que vai deixar o Partido Social Liberal (PSL) após quase dois anos …
2
Entenda a crise política na Bolívia em 8 minutos
Após 13 anos no poder, o presidente boliviano Evo Morales renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio a …
3
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
4
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
5
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
6
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
7
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
8
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …