Grupo de MCs usa rap e funk para ensinar que é mais maneiro ostentar educação e saúde do que dinheiro

Os ‘MCs pela Educação’ fazem shows em escolas da periferia para conscientizar jovens de que estudar e não beber também pode ser legal

Por: Redação | Comunicar erro

Um dos maiores fenômenos musicais dos últimos tempos, o funk ostentação – modalidade em que os MCs criam letras para ostentar os bens de alto valor que têm ou gostariam de ter – faz enorme sucesso entre os jovens de dentro e fora da periferia. Mas, na carona desse sucesso, um grupo de MCs tem usado o funk e o rap para passar uma mensagem diferente: estudar é mais legal do que beber e gastar dinheiro.

O objetivo dos “MCs pela Educação” é convencer os jovens das escolas públicas da periferia que é mais maneiro ostentar boa educação e uma vida saudável do que correntes de ouro e carrões. Seus integrantes usam o rap e o funk para passar mensagens como as dos vídeos abaixo.

Os “MCs Pela Educação” lançaram recentemente um CD chamado “Consciência e Atitude” e fazem shows em várias escolas para divulgar sua mensagem. O projeto é realizado por uma parceria entre o Instituto Gerando Falcões e a Ambev.

A inclusão pelo consumo

Para entender um pouco melhor o que é o funk ostentação e por que ele é tão influente, uma boa fonte é o documentário “Onde Deus é uma nota de 100”, dirigido por Alice Riff e Luciano Onça.

O vídeo, que tem cerca de 15 minutos, pinta uma imagem diferente desse tipo de funk. Com um olhar sociológico, os diretores mostram como a ostentação do consumo pode ser encarada como um atalho de inclusão social para pessoas que sempre viveram à margem do mercado consumidor.

Confira abaixo.

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …