Guia gratuito de ecoturismo revela natureza desconhecida do extremo sul de São Paulo

Rios, cachoeiras, matas e até pontos de onde pode se avistar o mar são atrações do Guia de Ecoturismo e Agroecologia

O guia traz opções de turismo ecológico para ser feito na zona sul de São Paulo
O guia traz opções de turismo ecológico para ser feito na zona sul de São Paulo

Poucos sabem, mas dentro do município de São Paulo, existe um lugar de onde é possível avistar o mar. Existem também rios de águas limpas, cachoeiras e matas preservadas, além de sítios onde são cultivados alimentos e flores de diferentes espécies. Mas só é possível chegar a alguns desses lugares por sorte, a não ser que exista alguma ajuda. E ela existe.

O guia “Ecoturismo e Agroecologia no Extremo Sul de São Paulo” quer apresentar como o município pode ser surpreendente. Mais ainda, mostrar parte das riquezas do extremo sul da cidade, sua biodiversidade, seu patrimônio histórico, a herança indígena, as relações entre a arte, cultura e ambiente e a importância da agricultura para a região.

O guia é resultado de parceria entre a SPTuris, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e o Instituto Kairós-Ética e Atuação Responsável. Sua elaboração contou com o apoio de membros do poder público e da sociedade civil que trabalham com conservação ambiental, desenvolvimento sustentável, fomento ao ecoturismo e à agroecologia.

O material está disponível gratuitamente em PDF e pode ser baixado por qualquer pessoa. Basta fazer o download do Guia Ecoturismo e Agroecologia no Extremo Sul de São Paulo e sair por aí descobrindo o que a cidade tem a oferecer.

Por Redação