Haddad será 1º sabatinado por Casa do Baixo Augusta e Catraca
Evento acontece em 13/8, não é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelo Twitter e pelo Facebook
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), candidato a vice na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abrirá o evento “O Brasil visto de Baixo”, ciclo de sabatinas com presidenciáveis organizado pela Casa do Baixo Augusta e pela Catraca Livre. Com a prisão do ex-presidente, Haddad foi convidado a apresentar as propostas da candidatura.
Na próxima segunda-feira, dia 13, a partir das 17h30, o petista irá responder a perguntas de Gilberto Dimenstein, Alê Youssef, Djamila Ribeiro e Marcelo Rubens Paiva. O público pode participar enviando perguntas pelo Twitter usando a hashtag #BrasilVistoDeBaixo.
O evento será fechado, contando apenas com convidados e jornalistas credenciados. Haverá transmissão online via Twitter e Facebook pelos perfis da Catraca Livre. As redes sociais da Casa do Baixo Augusta também vão compartilhar a transmissão.
Em 2 de setembro, acontecerá a sabatina com Guilherme Boulos (PSOL). Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) aceitaram o convite, mas a data de participação não foi definida. Álvaro Dias (Podemos) e Geraldo Alckmin (PSDB) ainda não confirmaram presença. Henrique Meirelles (MDB) afirmou que não poderá participar. Jair Bolsonaro (PSL), convidado pela Catraca, não respondeu até o momento.
A proposta das sabatinas é aproximar os candidatos à Presidência das dúvidas reais do eleitor e também destacar as propostas, valorizando a democracia.
O tom será de conversa, com música antes e depois do evento, num formato que privilegia a informalidade sem, no entanto, deixar de lado os assuntos mais relevantes para o Brasil nos próximos anos.
Entrevistadores
Alê Youssef é ativista, gestor cultural, diretor da Casa do Baixo Augusta, comentarista da Rádio CBN, mestre em filosofia política e graduado em direito. É autor de “Novo Poder. Democracia e Tecnologia”.
Djamila Ribeiro é mestre em filosofia política, coordenadora da coleção Feminismos Plurais e autora dos livros “O que é Lugar de Fala?” e “Quem tem medo do feminismo negro?”, pela Companhia das Letras.
Gilberto Dimenstein é jornalista, fundador e editor-chefe da Catraca Livre. Comanda o ReciproCidade – programa de apoio a iniciativas criativas de impacto social. É autor, entre outros, de “O Cidadão Invisível”.
Marcelo Rubens Paiva é escritor, roteirista e dramaturgo. Publicou, entre outros, “Feliz Ano Velho”. Roteirizou o filme “Bicho de Sete Cabeças” e escreveu a peça “A Noite Mais Fria do Ano”, entre outros.
Organizadores
Catraca Livre – portal que tem como missão usar a comunicação para empoderar os cidadãos com informação acessível e de qualidade. Foi escolhido uma das “100 Melhores Inovações Digitais de Impacto Social no Mundo” por júri de especialistas em tecnologia da informação da BBC, do “Financial Times” e da Universidade de Oxford.
Casa do Baixo Augusta – sede da Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta, entidade sem fins lucrativos que realiza anualmente, desde 2009, o desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, maior manifestação
carnavalesca da cidade precursora da retomada do Carnaval de rua de São Paulo.