Pasta de dente caseira preserva sua boca e o meio ambiente

O eCycle reúne dicas preciosas de onde reciclar seu lixo e de como ter um cotidiano mais sustentável

A composição da maioria das pastas de dente que compramos no mercado inclui algumas substâncias como o flúor, o lauril éter sulfato de sódio e o triclosan, que podem causar danos a sua saúde e ao meio ambiente.

Preserve a saúde da sua boca e da natureza

Por isso o site eCycle trouxe algumas dicas interessantes de receitas de creme dental que garantem a saúde da sua boca e não agridem a natureza.

Confira a matéria na íntegra no eCycle.

Pasta simples

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de sal marinho refinado

1 gota de óleo essencial cítrico, de hortelã ou de cravo

Algumas gotas de água

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em uma tigela pequena e mexa cuidadosamente até formar uma pasta espessa. Como algumas pessoas têm preferência por texturas diferentes, lembre-se de que as gotas de água só devem ser acrescentadas até que a textura desejada seja obtida.

Pasta vegana

Essa receita vegana foi desenvolvida porque algumas pastas de dentes apresentam glicerina na sua composição. Caso não esteja especificado que se trata de glicerina vegetal, há o risco do consumidor fazer uso, sem saber, de um produto de origem animal. Confira abaixo a receita:

2 colheres de chá de glicerina vegetal

4 colheres de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de goma de guar solúvel

8 colheres de sopa de água

5 gotas de óleo essencial cítrico, de hortelã ou de cravo (certifique-se se os ingredientes são de origem orgânica, sem aditivos químicos nocivos)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes, exceto o óleo essencial, em uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo por cinco minutos ou até que a mistura atinja uma textura pastosa. Após esfriar, adicione o óleo essencial e armazene em um frasco estéril à temperatura ambiente.

Pasta de pó de juá

O pó de juá é um produto que ainda não é muito conhecido no mercado brasileiro, mas pode ser adquirido a preços acessíveis. Extraído do juazeiro, ele possui propriedades que combatem as cáries, a placa bacteriana, o mau hálito, além de clarear os dentes. Veja como se prepara essa receita:

2 colheres de sopa de raspa de juá

2 colheres de sopa de menta desidratada

2 colheres de sopa de sementes de linhaça

3 cravos da índia

1 pitada de canela em pó

1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo:

Junte a linhaça, os cravos e a água ao fogo baixo e cozinhe em uma panela por cinco minutos. Depois, coloque o juá e a canela e misture bem até obter uma mistura de consistência pastosa. Essa receita deve ser armazenada em uma geladeira.

Pasta de argila branca

Muitas pessoas podem achar estranho o uso da argila branca na escovação dos dentes. Mas essa receita é bem prática e eficiente. No entanto, é importante que, ao reunir os ingredientes, você atente para uma questão: quando for comprar o pó de argila branca compre aquele cujo rótulo expressa que ele pode ser ingerido. Existem várias opções nas lojas, por isso fique esperto.

3 colheres de sopa de argila branca

2 gotas de óleo de hortelã-pimenta

1 pitada de sal marinho

1 colher de chá de sálvia ou tomilho

1 copo de água

Modo de preparo:

Primeiro, faça uma infusão fervente com a água e a sálvia ou o tomilho. Depois de filtrar, adicione duas colheres dessa infusão, que deve ficar com a aparência de um chá, em um copo limpo. Nesse copo, coloque duas gotas de óleo de hortelã-pimenta e uma pitada de sal marinho. Depois, adicione 3 colheres de sopa de pó de argila branca e mexa até que fique uniforme. Por fim, guarde a receite em um recipiente de vidro e armazene na geladeira.