Últimas notícias:

Loading...

Conheça histórias femininas inspiradoras na campanha ‘Toda Mulher é Uma Potência’

Campanha da Fundação Lemann destaca a atuação das mulheres durante a pandemia do novo coronavírus e tem a participação da escritora Ryane Leão

Por: Publi
Ouça este conteúdo

As mulheres são poderosas forças da natureza. E, nos momentos mais adversos, como a pandemia do novo coronavírus, isso fica ainda mais evidente. A Fundação Lemann descobriu uma maneira, usando o poder da palavra, para auxiliar as guerreiras a explorar todas as suas potencialidades.

Com a missão de empoderar ainda mais o público feminino, sobretudo no Mês Internacional da Mulher, a instituição convidou a escritora Ryane Leão para participar da campanha “Toda Mulher é uma Potência”. A iniciativa conta histórias inspiradoras de pessoas que têm feito toda a diferença diante de uma das crises sanitárias mais graves que o mundo já enfrentou.

A escritora Ryane Leão foi convidada para transformar em poema as histórias por trás da campanha “Toda Mulher é uma Potência”
Crédito: Reprodução Instagram | @ondejazzmeucoracaoA escritora Ryane Leão foi convidada para transformar em poema as histórias por trás da campanha “Toda Mulher é uma Potência”

Por meio de suas poesias, dedicadas a quem, mesmo exausta, segue resistindo, Ryane costuma empoderar e dar voz a todas essas mulheres no Instagram @ondejazzmeucoracao. Tudo é uma questão de representatividade!

Com mais de 620 mil seguidores nessa página, a autora “preta e lésbica”, como se define, já vendeu mais de 40 mil exemplares de seu primeiro livro, “Tudo nela brilha e queima” (2017), e segue fazendo sucesso com o segundo, “Jamais peço desculpas por me derramar: poemas de temporal e mansidão” (2019).

Girl power

Na campanha “Toda Mulher é uma Potência”, a Fundação Lemann e a influenciadora incentivaram seus seguidores nas redes sociais, entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março, a indicar mulheres poderosas.

Foram mais de 180 relatos inspiradores recebidos, e o Comitê de Gênero da organização teve a difícil missão de selecionar 18 histórias para serem contadas na iniciativa.

Kátia Helena Schweickardt, Sue Ann Costa Clemens e Sabine Righetti são algumas das mulheres homenageadas na campanha “Toda Mulher é uma Potência”
Kátia Helena Schweickardt, Sabine Righetti e Sue Ann Costa Clemens são algumas das mulheres homenageadas na campanha “Toda Mulher é uma Potência”

E, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Ryane Leão lança um vídeo-poema inédito, apresentando brevemente todas essas mulheres incríveis e suas trajetórias nas redes sociais da Fundação Lemann.

Ao longo do mês de março, as páginas serão preenchidas com muito girl power, pois os seguidores vão conhecer em detalhes cada uma dessas narrativas impressionantes, por meio de postagens específicas.

“Toda mulher é infinita, toda mulher é uma potência”

Uma das homenageadas pela campanha é a cientista carioca Sue Ann Costa Clemens, diretora do Instituto para a Saúde Global da Universidade de Siena, na Itália. Atualmente, ela trabalha como investigadora chefe dos testes clínicos feitos no Brasil com a vacina produzida pela Universidade de Oxford contra o novo coronavírus.

Uma das homenageadas pela campanha é a cientista carioca Sue Ann Costa Clemens. Ela coordenou a força-tarefa responsável pelos testes clínicos da vacina contra o rotavírus em 2005, recrutando mais de 60 mil voluntários na América Latina em seis meses
Crédito: Divulgação | Fundação LemannUma das homenageadas pela campanha é a cientista carioca Sue Ann Costa Clemens. Ela coordenou a força-tarefa responsável pelos testes clínicos da vacina contra o rotavírus em 2005, recrutando mais de 60 mil voluntários na América Latina em seis meses

Mas não é só isso. O currículo de Ann está repleto de grandes feitos: além de criar o mestrado em Vacinologia na Universidade de Siena, ela coordenou a força-tarefa responsável pelos testes clínicos da vacina contra o rotavírus em 2005, recrutando mais de 60 mil voluntários na América Latina em seis meses.

As mulheres da Educação também merecem destaque neste momento tão complexo. Kátia Helena Schweickardt, secretária municipal de Educação em Manaus, foi a escolhida para representar todas as profissionais que se dedicam com empenho ao ensino público.

Ela coordena a terceira maior rede municipal de Educação Básica do país, composta por 500 escolas, 242 mil alunos e mais de 15 mil servidores.

Secretária municipal de Educação em Manaus, Kátia Helena Schweickardt coordena a terceira maior rede municipal de Educação Básica do país, composta por 500 escolas, 242 mil alunos e mais de 15 mil servidores
Crédito: Divulgação | Fundação LemannSecretária municipal de Educação em Manaus, Kátia Helena Schweickardt coordena a terceira maior rede municipal de Educação Básica do país, composta por 500 escolas, 242 mil alunos e mais de 15 mil servidores

Em sua gestão, conseguiu elevar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Manaus da 20ª para a 9ª colocação entre as capitais brasileiras.

A imprensa também tem um papel fundamental nos períodos de crise ao trazer as informações mais atualizadas para os brasileiros e combater as notícias falsas.

Sabine Righetti, diretora da Agência Bori, é expert nesse assunto e até escreve sobre ciência em uma coluna no jornal Folha de S.Paulo. Sua missão é tornar o tema mais presente no cotidiano da população. Por meio dessa agência, a homenageada é responsável por conectar cientistas e jornalistas de todo o país.

Diretora da Agência Bori, Sabine Righetti tem um papel fundamental por conectar cientistas e jornalistas de todo o país sobre as mais recentes pesquisas científicas
Crédito: Divulgação | Fundação LemannDiretora da Agência Bori, Sabine Righetti tem um papel fundamental por conectar cientistas e jornalistas de todo o país sobre as mais recentes pesquisas científicas

A instituição dissemina pesquisas inéditas para a mídia, oferecendo especialistas para esclarecer todas as dúvidas dos comunicadores e treinamentos em áreas específicas de cobertura.

Essas são apenas algumas das mulheres poderosas que integram a campanha idealizada pela Fundação Lemann. Os internautas também vão conhecer o cotidiano de Selma Moreira, diretora-executiva do Fundo Baobá; Patrícia Santos, professora-autora do projeto Skills for Prosperity; Isabel Opice, diretora e cofundadora da Impulso; Fernanda Roder, enfermeira e pesquisadora do Projeto Xingu; Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, e outras mais.

Para acompanhar tudo, acesse o Instagram @fundacaolemann, o Facebook @fundacaolemann e o Twitter @fundacaolemann.