Homem é resgatado após passar 16 horas sob escombros em Beirute
Equipes buscam por sobreviventes de explosão que deixou mais de 100 mortos e 4 mil feridos
Equipes de resgate seguem na busca por desaparecidos após a forte explosão que devastou a área portuária de Beirute, capital do Líbano. Na manhã desta quarta-feira, 5, um homem de 27 anos foi resgatado com vida após passar 16 horas sob os escombros.
A tragédia deixou mais de 100 mortos, 4 mil feridos e 100 desaparecidos, segundo a Cruz Vermelha libanesa.
A suspeita é que a explosão aconteceu em um armazém que guardava nitrato de amônio —substância para fabricar fertilizante–, que tem grande potencial explosivo quando exposto a altas temperaturas.
- Após 81 anos, submarino desaparecido na 2ª Guerra é reencontrado
- Incêndio atinge porto de Beirute semanas após explosão devastadora
- Após um mês, equipes detectam sinal de vida em escombros em Beirute
- Após Beirute, explosão em posto de gasolina na Rússia deixa feridos
Em pronunciamento ontem, o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, prometeu que “esta catástrofe não passará sem que os culpados sejam responsabilizados. Os responsáveis pagarão o preço”.
Como medida, o governo do Líbano decretou hoje a prisão domiciliar de todos os responsáveis pela autoridade portuária de Beirute desde 2014.
Além de destruir tudo a sua volta, a explosão atingiu silos de trigo que ficavam no porto. Estimativas do governo libanês indicam que cerca de 85% dos grãos do país, que são majoritariamente importados, estavam armazenados no local que foi destruído.