Homem trans compartilha ‘antes e depois’ com família na praia

Gabriel Santos conversou com a Catraca Livre e revelou ter recebido diversos ataques transfóbicos após a divulgação da foto

Por: Maurício Costa Comunicar erro

Gabriel Santos não imaginou que uma simples foto ao estilo “antes e depois” poderia causar tanto alvoroço nas redes sociais. O jovem é um homem trans, e compartilhou com seus amigos duas imagens. A primeira mostra ele, suas irmãs e sua mãe na praia, quando crianças; a segunda, 18 anos mais tarde, mostra os quatro reunidos na mesma praia, mas com as evidentes mudanças que o tempo causou em seus corpos.

No caso de Gabriel, a mudança foi além do amadurecimento. Na época da primeira foto, Gabriel era apenas uma criança, e se identificava como menina. Hoje, 18 anos depois, ele se identifica como homem.

A publicação feita por ele causou comoção, e já ultrapassa as 100 mil reações e os 130 mil compartilhamentos no Facebook.

homem trans antes e depois
Crédito: reprodução/FacebookHomem trans compartilha antes e depois com a família na praia e viraliza nas redes sociais

Em conversa com a Catraca Livre, Gabriel revelou que, quando fez a segunda foto com a família na praia, fazia cerca de um ano que ele havia passado pela cirurgia de mastectomia, a retirada dos seios, e disse se sentir “totalmente feliz” com a possibilidade de ficar sem camisa na praia. “Pude me sentir o Gabriel mesmo, sem nenhum olhar de julgamento, sem olhares estranhos e cochichos maliciosos”.

Com relação à família, Gabriel conta que sempre recebeu o apoio de sua “escolha”, como prefere dizer. Ele revela que apesar de os parentes não entenderem no início a questão da transexualidade, sabiam que isso o faria feliz. “Demorou uns três anos para que eles conseguissem entender a real diferença entre identidade de gênero e orientação sexual, mas eles se esforçaram. Também demoraram para se adaptar ao meu novo nome (ainda dão umas tropeçadas no nome antigo), mas sempre houve respeito”, conta o jovem.

homem trans antes e depois
Crédito: reprodução/FacebookGabriel Santos viralizou na web ao mostrar antes e depois com sua família

ATAQUES TRANSFÓBICOS

Apesar de a foto ter viralizado e a maioria dos comentários em sua publicação serem de demonstrações de apoio e solidariedade, o post de Gabriel também recebeu diversos ataques transfóbicos e muito preconceituosos.

Às reações de ódio, Gabriel disse “não se importar”, e ainda deu uma aula de civilidade. “Acho que cada um tem o seu próprio grau de evolução como pessoa. Alguns se sentem bem zombando da imagem dos outros, mas a essas pessoas eu desejo reciprocidade na vida e que um dia possam enxergar que as diferenças são os que nos tornam únicos e especiais durante nossa existência”, disse o jovem, que fez questão de ressaltar o orgulho que tem de ser quem é. “Eu sou um homem que tem vagina e nunca neguei isso, também não me envergonho. Alguns acham que fazer chacota com isso vai me diminuir ou me abalar, mas digo que não. Tenho orgulho de quem eu sou e só eu sei das lutas que enfrentei para chegar aqui e com o sorriso no rosto tirar essa foto que viralizou nos últimos dias”, completou Gabriel.

TODXS CONTRA A TRANSFOBIA

A Catraca Livre acredita que a informação é a melhor arma contra o preconceito. Por isso, elaboramos um “manual contra a transfobia”, com 14 dicas pontuais para você evitar ser um preconceituoso babaca e, como disse o próprio Gabriel, evoluir como pessoa.

Por: Maurício Costa

Coordenador de Tempo Real. Libriano com traços piscianos. Amante da praia e do concreto. Rolês no centro de São Paulo são os meus preferidos.

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …