Homem trans compartilha ‘antes e depois’ com família na praia

Gabriel Santos conversou com a Catraca Livre e revelou ter recebido diversos ataques transfóbicos após a divulgação da foto

Por: Maurício Costa | Comunicar erro

Gabriel Santos não imaginou que uma simples foto ao estilo “antes e depois” poderia causar tanto alvoroço nas redes sociais. O jovem é um homem trans, e compartilhou com seus amigos duas imagens. A primeira mostra ele, suas irmãs e sua mãe na praia, quando crianças; a segunda, 18 anos mais tarde, mostra os quatro reunidos na mesma praia, mas com as evidentes mudanças que o tempo causou em seus corpos.

No caso de Gabriel, a mudança foi além do amadurecimento. Na época da primeira foto, Gabriel era apenas uma criança, e se identificava como menina. Hoje, 18 anos depois, ele se identifica como homem.

A publicação feita por ele causou comoção, e já ultrapassa as 100 mil reações e os 130 mil compartilhamentos no Facebook.

homem trans antes e depois
Crédito: reprodução/FacebookHomem trans compartilha antes e depois com a família na praia e viraliza nas redes sociais

Em conversa com a Catraca Livre, Gabriel revelou que, quando fez a segunda foto com a família na praia, fazia cerca de um ano que ele havia passado pela cirurgia de mastectomia, a retirada dos seios, e disse se sentir “totalmente feliz” com a possibilidade de ficar sem camisa na praia. “Pude me sentir o Gabriel mesmo, sem nenhum olhar de julgamento, sem olhares estranhos e cochichos maliciosos”.

Com relação à família, Gabriel conta que sempre recebeu o apoio de sua “escolha”, como prefere dizer. Ele revela que apesar de os parentes não entenderem no início a questão da transexualidade, sabiam que isso o faria feliz. “Demorou uns três anos para que eles conseguissem entender a real diferença entre identidade de gênero e orientação sexual, mas eles se esforçaram. Também demoraram para se adaptar ao meu novo nome (ainda dão umas tropeçadas no nome antigo), mas sempre houve respeito”, conta o jovem.

homem trans antes e depois
Crédito: reprodução/FacebookGabriel Santos viralizou na web ao mostrar antes e depois com sua família

ATAQUES TRANSFÓBICOS

Apesar de a foto ter viralizado e a maioria dos comentários em sua publicação serem de demonstrações de apoio e solidariedade, o post de Gabriel também recebeu diversos ataques transfóbicos e muito preconceituosos.

Às reações de ódio, Gabriel disse “não se importar”, e ainda deu uma aula de civilidade. “Acho que cada um tem o seu próprio grau de evolução como pessoa. Alguns se sentem bem zombando da imagem dos outros, mas a essas pessoas eu desejo reciprocidade na vida e que um dia possam enxergar que as diferenças são os que nos tornam únicos e especiais durante nossa existência”, disse o jovem, que fez questão de ressaltar o orgulho que tem de ser quem é. “Eu sou um homem que tem vagina e nunca neguei isso, também não me envergonho. Alguns acham que fazer chacota com isso vai me diminuir ou me abalar, mas digo que não. Tenho orgulho de quem eu sou e só eu sei das lutas que enfrentei para chegar aqui e com o sorriso no rosto tirar essa foto que viralizou nos últimos dias”, completou Gabriel.

TODXS CONTRA A TRANSFOBIA

A Catraca Livre acredita que a informação é a melhor arma contra o preconceito. Por isso, elaboramos um “manual contra a transfobia”, com 14 dicas pontuais para você evitar ser um preconceituoso babaca e, como disse o próprio Gabriel, evoluir como pessoa.

Autor: Maurício Costa

Coordenador de Tempo Real. Libriano com traços piscianos. Amante da praia e do concreto. Rolês no centro de São Paulo são os meus preferidos.

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …