Hong Kong suspende importação de carne brasileira

A cidade de Hong Kong anunciou nesta terça-feira, dia 21, que suspendeu temporariamente a importação de carne brasileira. As informações são do G1.

A decisão é do Centro de Segurança Alimentar (CSA) do Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental. A medida vale para a importação de carne congelada e refrigerada e para carne de aves do país.

Um porta-voz do Centro de Segurança Alimentar disse que “o órgão continuará mantendo contato com as autoridades brasileiras para obter informações detalhadas para posterior avaliação e também reforçará a vigilância das carnes do Brasil para salvaguardar a segurança alimentar e a saúde pública”.

Nos dois primeiros meses deste ano, a China respondeu por 14% das exportações brasileiras de carne
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Nos dois primeiros meses deste ano, a China respondeu por 14% das exportações brasileiras de carne

Operação Carne Fraca

A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira, dia 17, a Operação Carne Fraca, que apontou fiscalização irregular de frigoríficos do Brasil. A operação revelou que carnes foram vendidas fora do prazo de validade, misturadas com papelão e até com substâncias cancerígenas. No total, 21 empresas são suspeitas de fraudes.

Outros países também anunciaram restrições temporárias à entrada de carne brasileira, como Coreia do Sul e países da União Europeia.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador.

Veja também:

  • Tony Ramos, garoto propaganda da marca Friboi, do grupo JBS, afirmou em entrevista à rádio Joven Pan que confia no produto que anuncia. Ele diz que só mudará seu pronunciamento se as investigações da Operação Carne Fraca provarem que o grupo de fato adulterou a qualidade da carne vendida.