Últimas notícias:

Loading...

Igreja Católica na França: 300 mil casos de abuso sexual

A maioria das vítimas são crianças de 10 a 13 anos

Por: Redação

A Comissão Independente sobre Abuso Sexual na Igreja Católica (Ciase) revelou que, entre 1950 e 2020, apenas na França, ocorreram aproximadamente 300 mil casos de abuso sexual dentro da instituição, sendo ao menos 216 mil de autoria de membros do clero.

O relatório inédito foi encomendado em 2018 pela Conferência dos Bispos da França para investigar a pedofilia na Igreja, que abrigou de 2.900 e 3.200 pedófilos no período pesquisado.

Crédito: PixabayComissão revelou que, entre 1950 e 2020, houve aproximadamente 300 mil casos de abuso sexual dentro da Igreja

O documento, intitulado “Violência sexual na Igreja Católica – França, 1950-2020”, foi entregue ao chefe da Conferência dos Bispos da França, Eric de Moulins-Beaufort, e traz centenas de interrogatórios e arquivos da igreja.

A maioria das vítimas são crianças de 10 a 13 anos.

Papa determina punição mais severa a crimes sexuais

A partir de dezembro de 2021, clérigos que cometerem abuso sexual contra adultos também serão criminalizados, segundo determinação do papa Francisco. Casos envolvendo crianças e adolescentes já estavam previstos no Código de Direito Canônico.

A nova diretriz também prevê demissão a bispos e superiores religiosos que agirem por omissão ou negligência. Passa a ser obrigatório relatar as denúncias de abuso.

Crédito: Reprodução/InstagramPapa Francisco determina punição severa a crimes sexuais na Igreja

A mudança visa evitar acobertamentos de práticas que não condizem com a posição da Igreja.

Em carta apostólica, papa Francisco afirma que crimes de abuso sexual causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e “lesam a comunidade dos fiéis”.

“Para que tais fenômenos, em todas as suas formas, não aconteçam mais, é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, atestada por ações concretas e eficazes que envolvam a todos na Igreja.”

Além da punição eclesiástica, o Código Penal do Brasil prevê crimes sexuais contra adultos no artigo 215. A medida, no entanto, procura diminuir o desgaste da Igreja Católica no mundo.

Como denunciar

No Brasil, diariamente, crianças e adolescentes são expostos à violência sexual. No Brasil, até abril de 2019, o Disque 100 recebeu mais de 4 mil denúncias de abuso infantil em todo o Brasil. Há algumas formas de denunciar casos de violência sexual a menores de idade:

Disque 100 recebe denúncias de abuso infantil

Disque 100

Como nos casos de racismo, homofobia e outras violações de direitos humanos, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima sobre casos abuso infantil pelo Disque 100. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.

Aplicativo Proteja Brasil

Depois de instalar o aplicativo gratuito em seu celular, o usuário rapidinho, respondendo um formulário simples, registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

Ouvidoria Online

Crédito: Getty Images/iStockphotoA maioria das vítimas são meninos de 10 a 13 anos

O usuário preenche o formulário disponível aqui e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

Compartilhe:

?>