Últimas notícias:

Loading...

Igualdade de gênero ajudou homem das cavernas a sobreviver, diz estudo

Por: Redação

Na sociedade atual, a luta pela igualdade de gênero é cada vez mais intensa, principalmente devido aos resquícios do patriarcado presentes no cotidiano. Mas, segundo um estudo feito pela University College London, na época dos homens das cavernas, a igualdade ajudou as pessoas a sobreviverem. As informações são do The Guardian.

O pesquisador-chefe do estudo, Mark Dyble, afirmou que a diferença entre os gêneros começou somente após a sedentarização das sociedade. Com o surgimento da agricultura, as pessoas começaram a acumular recursos e a desigualdade tornou-se presente. A pesquisa foi publicada na revista “Science”.

Reprodução/Wikipedia
Homens e mulheres se dividiam para cuidar das crianças e ajudavam com a mesma quantidade energética de alimentos

O estudo foi realizado a partir da coleta de dados genealógicos de duas populações que viveram em uma mesma época, ambas monogâmicas, compostas por caçadores e coletores em um grupo de cerca de vinte pessoas – uma delas localizada no Congo e a outra nas Filipinas. Foi constatado que os homens e as mulheres das comunidades se dividiam para cuidar das crianças e ajudavam com a mesma quantidade energética de alimentos.

A partir dos dados, os cientistas usaram um modelo matemático para simular a relação entre as pessoas, o que mostrou que, quando apenas os homens decidiam quem ia viver na comunidade, seu núcleo acabava se tornando somente de homens próximos, como irmãos e suas respectivas esposas. Mas, quando havia igualdade entre homens e mulheres, isso não ocorria, o que tornava as comunidades mais colaborativas, sem laços genéticos que os prendessem.

Leia a reportagem na íntegra (em inglês).

Compartilhe: