Indicada ao Oscar, animação brasileira mostra trajetória emocionante de garoto em busca do pai

A lista de produções que concorrem ao Oscar 2016 trouxe a animação brasileira “O Menino e o Mundo” entre os indicados. O filme narra as aventuras de um garotinho que vive com a família em um local rural quando sai sozinho em busca do pai que partiu para a cidade grande.

Delicado, o filme mostra o mundo diante do ponto de vista da criança ao misturar seus temores, imaginação e inocência. Diferente de grandes produções que se baseiam em efeitos digitais para alcançar realismo, a obra brasileira é justamente o contrário. Ao invés de tecnologia, simplicidade: desenhos feitos com lápis de cor, textura, colagem, canetinha, aquarela… Tudo o que compõe o universo de uma criança de qualquer lugar do mundo.

A animação possui um roteiro universal que aborda questões sociais de forma singela sem a presença de diálogos, o que podem ter sido fatores importantes para seu sucesso mundial. Até o momento a produção já recebeu 45 prêmios, incluindo o de melhor animação no Festival Annecy, na França, o mais importante prêmio da categoria no mundo.

Leia mais: Sete filmes infantis que abordam consciência e conservação ambiental

O filme é dirigido pelo cineasta paulistano Alê Abreu, de 44 anos, que também é responsável pela animação “Garoto Cósmico” (2007) e pelos curtas “Espantalho” (1998) e “Passo” (2007).

Concorrem à premiação de melhor animação ao lado da produção brasileira: “Anomalisa”, “Divertida Mente”, “Shaun, o Carneiro” e “When Marnie Was There”. A cerimônia do Oscar 2016 será realizada no dia 28 de fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, e terá como apresentador o comediante americano Chris Rock.