Instamission: projeto 2.0 de fotografia colaborativa

Iniciativa reúne viciados no Instangram, recurso gratuito do iPhone que aplica filtros com efeitos retrôs. Acompanhe as missões e participe

Daigo Oliva
Dani Arrais e Luiza Voll, criadoras do Instamission

Se você é uma dessas pessoas viciadas em registrar momentos especiais e espalhar seus instantes pelas redes sociais, precisa conhecer o Instamisson, projeto de fotografia colaborativa.

Idealizado pela Contente, empresa de projetos especiais para a internet das criativas sócias Daniela Arrais (Don’t Touch My Moleskine) e Luiza Voll, o Instamission nasceu na última sexta a noite, dia 5 de fevereiro. E como o Catraca Livre está sempre atento às novidades na rede, a gente foi atrás das idealizadoras para entender a proposta.

Já faz tempo que celular servia só para fazer ligações. Para a maioria das pessoas ele já substitui o relógio de pulso, o despertador, a agenda, o tocador de música e claro, a máquina fotográfica. E quem tem iPhone sabe que as possibilidades são infinitas. Uma dos aplicativos do momento é o Instagram, ferramenta gratuita de compartilhamento de imagens diretamente do celular. O recurso funciona como uma Polaroid e fornece inúmeros filtros (lomografia, efeito de fotos com estética retrô) para editar a foto e em seguida compartilhar pelo Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

“Acabamos percebendo que o aplicativo deixa o dia a dia da gente mais poético, com o olhar mais atento. A gente para pra tirar foto de um cachorro, pra registrar os momentos com os amigos, as visitas a lugares novos. A vida fica mais bonita com aqueles filtros todos! E pensando nisso, chegamos ao projeto”, conta as idealizadoras do Instamission.

Para participar é fácil: as meninas vão criar missões diferentes a cada semana, é só se inspirar e sair clicando. A primeira é “Fotografe um sorriso”. E elas mesmas contam como fazer: “basta você tirar uma foto dentro do tema e postá-la no Instagram, no Facebook ou no Twitter usando a hashtag #instamission1, e assim por diante”.

“Já temos fotos feitas por fotógrafos, amigos, desconhecidos, temos sorrisos até da Palestina! Além disso, grande parte das fotos parece ter uma história ou um momento especial por trás e já estamos curiosas para descobrir mais. Estamos felizes e surpresas com as participações tão especiais”

E quem não tem iPhone fica de fora?

Dani e Luiza explicam: “o projeto foi inicialmente pensado para quem tem iPhone e utiliza o aplicativo Instagram, mas como recebemos vários pedidos de pessoas que não têm iPhone mas querem participar do projeto, bolamos uma forma: no Facebook > Publique a sua foto no nosso mural com a hashtag da missão (ex: #instamission1), no Twitter > Utilize sua ferramenta de postar fotos favorita (Twitpic, Yfrog etc.) sempre com a hashtag da missão (ex: #instamission1)”

A ideia promete ir longe e a intenção é de fazer uma exposição mais para frente, e as criadoras do projeto avisam: “se alguém quiser viabilizar isso junto com a gente, entra em contato!”.

Daigo Oliva
Para as fotos Daniela e Luiza acabaram encontrando uma locação inusitada: um casarão abandonado na Alameda Santos onde médicos abrigavam moradores de rua

Compartilhe:

Tags: #iphone
1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …