Integrar esgoto, lixo e vegetação vertical pode economizar energia e resolver problemas de saneamento

Sistema que utiliza resíduos e água da chuva para regar paredes vivas e telhados verdes pode ser alternativa sustentável para cidades

Telhados verdes e jardins verticais se espalham pelo mundo como opções sustentáveis de paisagismo urbano. Mas essas estruturas, criadas para consumir o CO2 presente na atmosfera, precisam de muita água para sobreviver. E o gasto excessivo do líquido acaba se tornando também prejudicial ao meio ambiente.

Pensando nisso, uma empresa brasileira chamada Ecotelhado desenvolveu uma solução para o problema: usar os resíduos orgânicos de um edifício (descargas de sanitários, papel higiênico, restos de alimentos) e reutilizá-los na irrigação das paredes e coberturas verdes.

Veja no vídeo abaixo como o sistema funciona.

O “Sistema integrado de Esgoto” pretende ser uma alternativa sustentável para construções, pois as estruturas verdes amenizam o clima interior e ajudam a economizar energia com aquecimento ou refrigeração. Seus criadores ainda afirmam que o sistema pode ser uma opção ao déficit de saneamento básico que aflige algumas regiões do país.

Via Ciclovivo.