Informar

Brasileiros inventam ferramenta para facilitar o voto consciente

Inspirada no Tinder, plataforma leva apenas 4 minutos para ajudar o eleitor a encontrar candidatos com as mesmas afinidades de pensamento

Por: Redação | Comunicar erro

Gilberto Dimenstein

Em apenas quatro minutos, você evita um erro de quatro anos –https://temmeuvoto.com/

Em apenas quatro minutos é possível evitar um erro que custa quatro anos ao escolher um candidato a senador, deputado federal ou estadual em qualquer parte do país. Batizada de “Tem Meu Voto”,  essa ferramenta digital foi escolhida pela plataforma “Mestres da Criatividade”, da Catraca Livre,  como uma das melhores invenções desenvolvidas para facilitar o voto consciente dos brasileiros.

Mestres da Criatividade é uma plataforma que reúne exemplos de criatividade no Brasil e no mundo para ajudar a desenvolver a imaginação.

O funcionamento é simples, inspirado no Tinder: a pessoa responde apenas 7 perguntas e, no final, verá uma lista de candidatos com alguma afinidade. Para experimentar, clique aqui

Todas as informações foram coletadas de sites oficiais, como da Justiça Eleitoral e do sistema DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), e de dados fornecidos pelos próprios candidatos –como propostas para o exercício do mandato, prioridades e minibiografia.

Eleições
Crédito: ReproduçãoA plataforma #temmeuvoto ajuda eleitor a encontrar o candidato ideal

Ao entrar na plataforma, o usuário é convidado a responder a sete questões sobre temas como economia e costumes. Com base nas respostas, o site exibirá quais postulantes a deputado estadual e federal e a senador estão afinados com as opiniões do eleitor.

“Tem meu voto” é uma criação coletiva acima dos partidos, ideologias de candidatura. Foi idealizada por um grupo de profissionais liberais e 17 organizações –entre elas o Livres, RenovaBR, Brasil21 e o Agora – e profissionais das mais diversas áreas: jornalismo, tecnologia da informação, ciências sociais, design e redes sociais.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe: