Iranianas postam fotos sem véu em protesto contra a opressão

Por: Redação

A jornalista e ativista iraniana Masih Alinejad criou uma página no Facebook para lutar contra a opressão em seu país e afirmar o direito à liberdade das mulheres de vestirem o que quiserem. Intitulada “My Stealthy Freedom”, a rede social convida as participantes a publicar fotos e vídeos mostrando seus cabelos, em protesto à obrigatoriedade do uso do hijab, o véu islâmico. As informações são do site “Bored Panda”.

Em apenas seis meses, a página já tem mais de 800 mil seguidores de todo o mundo e inúmeras imagens publicadas diariamente pelas iranianas. A ideia do projeto surgiu no ano passado, quando a jornalista morava em Londres, e começou a postar fotos com e sem o véu, recebendo apoio de outras mulheres do país, que estavam cansadas da restrição sobre suas vestimentas – imposta desde a Revolução Iraniana, em 1979.

Foto: Reprodução/Facebook
Em apenas seis meses, a página já tem mais de 800 mil seguidores de todo o mundo

Atualmente, Alinejad vive no Brooklyn, nos Estados Unidos, por achar que seu retorno ao Irã pode ser perigoso devido à atuação pelo direito das mulheres. De acordo com informações do governo iraniano, em 2014 mais de 3 milhões de mulheres no Irã foram advertidas, multadas ou presas, acusadas de crime contra a moral pública por não seguirem a lei de vestimentas do país.

Veja mais fotos compartilhadas na rede social:

Compartilhe: