Irmã do ator de Chiquititas faz alerta sobre posse de armas

Suspeito, pai da namorada de Rafa Miguel é um comerciante: e ele tinha uma arma...

11/06/2019 12:23

Camilla Miguel, irmã mais velha de Rafael Miguel, fez um desabafo sobre a execução do ator de “Chiquititas”, do SBT, e seus pais, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel, no último domingo, 9, na casa da então namorada dele, Isabela Tibcherani, na zona sul de São Paulo (SP).

Camilla é irmã mais velha de Rafael Miguel, ator de “Chiquititas”
Camilla é irmã mais velha de Rafael Miguel, ator de “Chiquititas” - Reprodução/Instagram

Com Paulo Cupertino, pai da jovem foragido da polícia e tratado como o principal suspeito de ter matado as três pessoas da mesma família, Camilla lamentou o fato de um homem comum – um comerciante – ter uma arma para cometer crimes.

ISABELA DIVULGA CARTA ABERTA SOBRE A MORTE DO ATOR

“Arma não é e nunca será objeto de defesa. Arma é um objeto que mata”, declarou ela em um longo post feito no Instagram.

Além deste, Cupertino responde a outros nove crimes, ocorridos entre 1990 e 1999. São eles: quatro assaltos, associação criminosa, tentativa de fuga e dois furtos.

https://www.instagram.com/p/Byi5nssh5k_/?utm_source=ig_embed

DECRETO

A brutalidade da morte do garoto, que ficou conhecido no Brasil todo pela propaganda em que implorava para comer brócolis e chicória, aconteceu justamente na época em que tanto se fala sobre a flexibilização do porte de armas, que passou a ser discutida no governo Bolsonaro.

Em 8 de maio de 2019, um novo decreto do presidente da república facilita a concessão de portes e posse de armas, libera a importação de armamento, e dá direito a proprietários rurais usarem a arma em toda a propriedade.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, as categorias listadas não precisarão comprovar “efetiva necessidade” para justificar a solicitação para o porte de junto à Polícia Federal.

São elas:

Instrutores de tiro ou armeiros credenciados pela Polícia Federal;

Colecionadores ou caçadores Certificado de Registro de Arma de Fogo expedido pelo Comando do Exército;

Agentes públicos (inclusive os inativos) da área de segurança pública que atuem: na Agência Brasileira de Inteligência, na administração penitenciária, no sistema socioeducativo (lotados em unidades de internação específicas); em atividades com poder de polícia administrativa ou de correição em caráter permanente; em órgãos policiais das assembleias legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal;

Detentores de mandato eletivo nos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, quando no exercício do mandato;

Advogados (no caso de agentes públicos);

Oficiais de justiça;

Proprietários de estabelecimentos que comercializem armas;

Proprietários e dirigentes de clubes de tiros;

Residentes em áreas rurais;

Profissionais de imprensa que trabalhem na cobertura policial;

Conselheiros tutelares;

Agentes de trânsito;

Motoristas de empresas e transportadores autônomos de carga (caminhoneiros);

Funcionários de empresas de segurança privada;

Funcionários de empresas de transporte de valores.

Saiba os detalhes no link abaixo: