IV Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo ocupa CCSP

São Paulo receberá 200 artistas de 12 companhias de sete países. Tradição e atualidade é o tema desse ano. Espetáculos e atividades Catraca Livre entre 4 e 10 de maio no Centro Cultural São Paulo além de duas encenações na rua.

Por: Redação
divulgação
Brava, de teatro de rua

A Mostra ocupa os espaços do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, entre 4 e 10 de maio, de segunda a domingo. Todas as apresentações são Catraca Livre. A realização é da Cooperativa Paulista de Teatro, com o patrocínio da Petrobras.

Sob o tema Tradição e Atualidade, a Mostra recebe grupos que estão entre os mais antigos do movimento como o Galpão, de Minas Gerais; o Yuyachkani, do Peru, que a Mostra tenta trazer desde 2006, e o El Galpón, do Uruguai, fundado em 1949, que completa 60 anos de trajetória. Outros são bem jovens, como o Concreto, de Brasília, e A Tropa do Balacobaco, de Pernambuco.

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo é representada por um grupo, o Brava, de teatro de rua, um dos ganhadores do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro. Todos os espetáculos são inéditos, com exceção de Volta ao Dia, da Cia. Brasileira de Teatro de Curitiba, que teve uma mini-temporada na cidade em março de 2004, e de A Brava, da Brava Companhia, de São Paulo, apresentada no ano passado.

Além das peças, todas as companhias farão uma Demonstração de Trabalho, apresentando para o público e demais grupos, de forma prática, seus processos de criação. Trata-se, portanto, de oportunidade rara para o público conhecer montagens contemporâneas, coletivas e ao mesmo tempo autorais, que não possuem apelo comercial e dificilmente chegam aos palcos da cidade.

Outra novidade é o Espaço da Mostra, que abrigará a banca com diversas publicações, exposições de fotos, artigos e vídeos sobre as edições anteriores e uma área de convivência. No Espaço, no dia 9 de maio, haverá os lançamentos da Revista Subtexto no. 5 e da coleção Cadernos de Dramaturgia do Galpão Cine Horto, ambos editados pelo Grupo Galpão, em parceria com a Editora Argvmentvm.