JBS declara que irá eliminar confinamento cruel de porcas em gaiolas

Por: Redação Comunicar erro

A JBS-Seara, empresa que realiza processamento de carne bovina, suína, ovina e de aves, anunciou que toda sua cadeia abandonará a prática de confinar porcas reprodutoras em gaiolas de gestação.

O anúncio, feito no site da empresa (veja aqui), informa que, até 2025, todas as suas granjas adotarão o sistema de baias coletivas, que aloja os animais em grupo durante a gestação e substitui o uso de gaiolas.

iStock / Aumsama
Crédito: Aumsama FotoMais de 1 milhão de porcas parideiras no Brasil são forçadas a passarem suas vidas inteiras trancadas em gaiolas minúsculas para produzirem leitões

A notícia foi celebrada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), que fez uma campanha nos últimos oito meses pressionando a empresa a mudar.

“Confinar um animal por praticamente toda a vida em uma gaiola minúscula onde ele não pode sequer se virar ou andar é algo extremamente cruel. Nós estamos felizes em saber que agora os dois maiores produtores nacionais, JBS e BRF, assumiram o compromisso de não mais fazer isso com as porcas que estão sob responsabilidade direta de suas cadeias de fornecimento”, disse Vania Nunes, médica veterinária e diretora técnica do FNPDA.

Para comemorar esse marco, o Fórum acaba de lançar uma nova campanha pedindo que a Aurora, terceiro maior produtor nacional, faça o mesmo. Leis que proíbem a prática de confinar porcas em gaiolas de gestação já foram aprovadas em países como Canadá e Nova Zelândia.

Assine o abaixo-assinado neste link

Compartilhe:

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …