JBS declara que irá eliminar confinamento cruel de porcas em gaiolas

Por: Redação | Comunicar erro

A JBS-Seara, empresa que realiza processamento de carne bovina, suína, ovina e de aves, anunciou que toda sua cadeia abandonará a prática de confinar porcas reprodutoras em gaiolas de gestação.

O anúncio, feito no site da empresa (veja aqui), informa que, até 2025, todas as suas granjas adotarão o sistema de baias coletivas, que aloja os animais em grupo durante a gestação e substitui o uso de gaiolas.

iStock / Aumsama
Crédito: Aumsama FotoMais de 1 milhão de porcas parideiras no Brasil são forçadas a passarem suas vidas inteiras trancadas em gaiolas minúsculas para produzirem leitões

A notícia foi celebrada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), que fez uma campanha nos últimos oito meses pressionando a empresa a mudar.

“Confinar um animal por praticamente toda a vida em uma gaiola minúscula onde ele não pode sequer se virar ou andar é algo extremamente cruel. Nós estamos felizes em saber que agora os dois maiores produtores nacionais, JBS e BRF, assumiram o compromisso de não mais fazer isso com as porcas que estão sob responsabilidade direta de suas cadeias de fornecimento”, disse Vania Nunes, médica veterinária e diretora técnica do FNPDA.

Para comemorar esse marco, o Fórum acaba de lançar uma nova campanha pedindo que a Aurora, terceiro maior produtor nacional, faça o mesmo. Leis que proíbem a prática de confinar porcas em gaiolas de gestação já foram aprovadas em países como Canadá e Nova Zelândia.

Assine o abaixo-assinado neste link

Compartilhe:

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …