Jornalistas esportivas se unem em campanha contra o assédio

A iniciativa #DeixaElaTrabalhar tem a participação de diversas profissionais da área, como Bruna Dealtry, Fernanda Gentil e Cris Dias

Por: Redação Comunicar erro
Bruna Dealtry, Fernanda Gentil e Cris Dias

Durante cobertura do jogo entre Vasco e Universidade do Chile, pela Libertadores da América, no dia 14 de março, a repórter Bruna Dealtry, do canal Esporte Interativo, foi assediada com um beijo na boca de um torcedor. Incomodada com o ataque, a jovem comentou na transmissão: “Isso aqui não foi legal, né? Isso não precisava, mas aconteceu e vamos seguir o baile por aqui’.

O caso citado acima representa um exemplo do machismo que as mulheres vivem diariamente no jornalismo brasileiro. Foi pensando nisso que diversas profissionais da área esportiva se uniram para lançar a campanha #DeixaElaTrabalhar, em luta contra o assédio moral e sexual nas redações.

Neste domingo, dia 25, as jornalistas publicaram um vídeo nas redes sociais com o manifesto da ação, que inclui apresentadoras, repórteres, produtoras e assessoras de diversos veículos e emissoras, como a própria Bruna Dealtry, Fernanda Gentil, Cris Dias, Gabriela Moreira, Monique Danello, entre outras.

O grupo, composto por cerca de 50 mulheres, também publicou relatos sobre os casos sofridos. Entre as agressões, há desde comentários violentos até ameaças de estupro de torcedores nos estádios e nas redes sociais.

Assista ao vídeo:

View this post on Instagram

#deixaelatrabalhar

A post shared by DeixaElaTrabalhar (@deixaelatrabalhar) on

Jornalistas contra o assédio

Em junho de 2016, a campanha #JornalistasContraOAssédio foi criada por profissionais da área para denunciar os abusos e assédios sofridos. A iniciativa surgiu após uma repórter do portal iG ter sido assediada em meio a uma entrevista com o cantor Biel. Relembre aqui.

  • Veja como agir caso você seja vítima de assédio sexual ou estupro.
  • Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …