Jovem é torturado com fios elétricos trançados por furtar chocolate

Um vídeo registrou o momento da tortura cometida por dois seguranças do supermercado Ricoy. O caso está sendo investigado.

Por: Redação Comunicar erro

Um jovem, de 17 anos, foi torturado com fios elétricos trançados por furtar uma barra de chocolate, em uma loja da rede Ricoy de supermercados, em Vila Joaniza, extremo sul da cidade de São Paulo. Segundo depoimento do rapaz o crime foi cometido por dois seguranças do estabelecimento.

JOVEM TORTURADO FIOS ELÉTRICOS CHOCOLATE
Crédito: ReproduçãoJovem é torturado com fios elétricos trançados por furtar chocolate

O garoto contou a polícia que foi torturado durante cerca de 40 minutos após ter sido flagrado pegando o chocolate. Ele ainda revelou que foi ameaçado de morte por um dos seguranças para que não relatasse às autoridades o acontecido na salinha aos fundos da loja.

Ele prestou depoimento ao 80º Distrito Policial, da Villa Joaniza, no Sul de São Paulo, após o vídeo das agressões cair na internet e virar alvo de inquérito policial.

A Polícia Civil pediu informações a empresa sobre os dois seguranças, reconhecidos pelo adolescente como ‘Santos’ e ‘Neto’, para que sejam investigados.

O rapaz afirmou que o caso aconteceu em agosto, mas “em data que não recorda”, “dentro do Supermercado Ricoy, instalado no local dos fatos, onde apanhou das gôndolas uma barra de chocolate e tentou sair sem efetuar o pagamento”, segundo a polícia. O garoto ainda disse que “foi abordado na saída pela pessoa de Santos, segurança do local, o qual conhece já há algum tempo”.

Crédito: Reprodução/Polícia CivilJovem é torturado com fios elétricos trançados por furtar chocolate

“Ele foi auxiliado por Neto que juntos levaram a vítima até um quarto nos fundos da loja”, narrou escrivão no boletim de ocorrência, e seguiu: “A vítima foi despida, amordaçada, amarrada e passou a ser torturada com um chicote de fios elétricos trançados. Ali, permaneceu por cerca de quarenta minutos, sendo agredido o tempo todo.

“Não sabe dizer se mais alguém percebeu que aqueles seguranças o levaram para dentro daquele quarto onde foi espancado”, consta no termo de depoimento.

“Depois de apanhar bastante foi liberado pelos agressores e não quis registrar boletim de ocorrência pois temia pela sua vida. Na saída do supermercado ouviu santos dizer que caso falasse algo para alguém iria matá-lo”, concluiu.

Ele foi acompanhado pelo advogado Ariel de Castro Alves, conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos). “Acompanharei as investigações e cobrando a punição dos responsáveis por esses atos bárbaros e cruéis de Tortura”.

“Existem indícios contundentes de crime de tortura praticado pelos seguranças. A tortura ocorre quando alguém é submetido, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental. A lei 9455 de 1997, prevê penas de 2 a 8 anos aos acusados. A tortura é considerada um crime hediondo”, afirma o advogado.

O Ricoy não se manifestou até o momento.

Abaixo você pode ver o vídeo do momento em que o adolescente foi torturado, registrado pelos próprios seguranças, segundo a vítima. As cenas são fortes.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …