Jovem morre no dia do aniversário em abordagem policial em SP; veja

Rogério Ferreira da Silva Júnior pilota sozinho a moto que tinha pego emprestada de um amigo

Por: Redação

Um jovem morreu no dia que completou 19 anos durante uma abordagem policial na região do Parque Bristol, zona sul de São Paulo, no fim da tarde de domingo, 9. Familiares e amigos acusam PMS da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) de atirarem no rapaz, que, segundo eles, estava desarmado.

cime
Crédito: Reprodução/TV Globo Imagens mostram abordagem policial que terminou com a morte de um jovem de 19 anos na zona sul de São Paulo

Imagens gravadas por câmera de segurança mostra o momento que Rogério Ferreira da Silva Júnior pilota sozinho a moto que tinha pego emprestada de um amigo. No vídeo, o rapaz aparece sem capacete, trafegando pela avenida dos Pedrosos, no Sacomã.

Em seguida é possível o momento que policiais cercam Rogério, que reduz a velocidade da moto até parar perto da calçada. Segundos depois, o rapaz está no chão agonizando.

Em depoimento, os PMs afirmaram que o jovem desceu da moto e colocou a mão na cintura, simulando estar armado. Rogério chegou a ser socorrido por pessoas que estavam no local, mas acabou morrendo.

O caso foi registrado no 26º Distrito Policial (DP) é investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da PM.

Saiba como denunciar violência policial

Destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial. Além da agressão física, configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação. Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:

Disque 100

Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Ouvidoria de PM

Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.

Em São Paulo, por exemplo, a denúncia pode ser feita até online.

Corregedoria das polícias Civil e Militar

Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum. Sofreu ou conhece alguém que foi vítima de violência policial ? Saiba o que fazer neste caso.

Compartilhe: