Jovem muçulmana lança petição para criar emoji com véu e hijab

A muçulmana Rayouf Alhumedhi, de 15 anos, pretende enviar uma proposta de criação de emojis femininos com véu e hijab e um masculino com keffiyeh à organização The Unicode Consortium. A adolescente nasceu na Arábia Saudita e atualmente estuda na Alemanha.

A proposta da jovem também está disponível em petição on-line no Change.org, na qual já tem mais de 2 mil assinaturas, e no site Emoji Request, onde mais de 400 pessoas pedem a criação do emoji feminino com hijab.

A estudante muçulmana pede que emojis com véus e hijabs sejam criados

A estudante participou de um chat ao vivo no site Reddit nesta terça-feira, dia 13, para apresentar o pedido. No espaço, as pessoas debateram a liberdade feminina no islamismo. Ao ser questionada se o uso dos véus e hijabs faz parte de uma construção patriarcal que oprime as mulheres, Rayouf respondeu:

“Pode parecer confuso, mas quando eu visto o véu, na verdade, me sinto liberta porque estou em controle do que quero cobrir. O lenço permite que as pessoas vejam menos a beleza de uma mulher e mais o seu conhecimento. Eu sei que algumas mulheres são forçadas a usá-lo, mas é uma parcela pequena perto daquelas que veem a beleza nisso”.

A organização sem fins lucrativos Unicode Consortium oferece, entre outras atividades, códigos pictográficos de emojis. A cor e outros aspectos ilustrativos ficam como trabalho para as empresas.

A ideia da adolescente surgiu quando ela quis representar seu grupo de amigos no iPhone, mas não achou opções de emoji. Rayouf escreveu para a Apple, mas não teve retorno.