CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Jovem vence feira de ciências por remover plástico do mar

O adolescente irlandês Fion Ferreira venceu a Google Science Fair de 2019 com o projeto

Por: Casa.com.br
Crédito: Divulgação/Casa.com.brA iniciativa criada pelo adolescente filtra a água usando ímãs

Fion Ferreira, um adolescente irlandês, venceu a Google Science Fair de 2019 com um projeto que foca em retirar microplásticos da água. Tecnológica e sustentável, a iniciativa – que se chama “an investigation into the removal of microplastics from water using ferrofluids” – é uma nova maneira de filtrar a água usando ímãs. As informações são da repórter Yara Guerra, da Casa.com.br.

O projeto usa ferrofluido para a extração dos microplásticos, um líquido magnético atóxico que consiste em óleo e magnetita (óxido de ferro em pó). Na água, a substância atrai os microplásticos por causa das propriedades não polares de ambos.

Ferreira fez análises do método de extração em 10 tipos diferentes de microplásticos, medindo a concentração do material antes e depois, usando um espectômetro construído em casa e um microscópio.

Em sua submissão, ele explicou que a quantidade de plástico removida através de seu método era maior que 85%, com exceção do polipropileno, que teve uma redução média de 80%.

Leia o conteúdo na íntegra.

Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.