Jovens do Jaguaré promovem iniciativas contra o desperdício

Um dos projetos é o app Trocaki, por meio do qual os usuários podem trocar objetos, roupas e outros bens de consumo

Por: Redação
Grupo de jovens participa de iniciativas que combatem desperdício de produtos

Um grupo de jovens do Instituto Reciclar, localizado no bairro do Jaguaré, em São Paulo, está envolvido em iniciativas que lutam contra o desperdício de alimentos e promovem o consumo consciente na região.

Um dos projetos é o aplicativo Trocaki, por meio do qual os usuários podem trocar objetos, roupas, eletroeletrônicos e outros bens de consumo. “Estudamos o consumo colaborativo e adoramos a ideia de adquirir coisas novas sem gastar nada”, conta Beatriz Lima, que participou da idealização da ferramenta.

Fotos fazem parte da exposição “Trashfood: lixo de um, luxo do outro”

Para idealizar o sistema, o grupo usou a Fábrica de Aplicativos, plataforma on-line para o desenvolvimento de apps gratuitos. O aplicativo reúne outras funcionalidades, como agenda, links, fotos e informações sobre o consumo sustentável. Quem quiser colocar um produto no Trocaki, precisa informar um meio de contato e o estado do item.

A ONG Reciclar desenvolve diversos trabalhos sociais com os jovens da comunidade do Jaguaré, como o “Papo Transformador”, que já atendeu 600 jovens desde a sua criação em 1995. O instituto dá aulas do ensino médio e cursos de empreendedorismo, soluções criativas, informática, entre outros.

Além do aplicativo de trocas, os alunos fizeram uma exposição de fotos sobre desperdício de alimentos. Com a curadoria de Paulo Emílio Lisboa, a mostra “Trashfood: lixo de um, luxo do outro” tem como objetivo provocar a população a repensar o consumo.

Veja as fotos:

  • A quantidade de alimentos descartada no Brasil por ano — 15 milhões de toneladas — alimentaria toda a população do país por 47 dias. Confira a matéria especial sobre o tema:

Compartilhe:

1
Bolsonaro deixa o PSL para fundar um novo partido político
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira, 12, que vai deixar o Partido Social Liberal (PSL) após quase dois anos …
2
Entenda a crise política na Bolívia em 8 minutos
Após 13 anos no poder, o presidente boliviano Evo Morales renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio a …
3
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
4
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
5
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
6
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
7
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
8
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …