Juíza federal dá 48 horas para Bolsonaro apresentar exame de coronavírus
Presidente chegou a admitir que pode ter sido contaminado: "eu talvez já tenha pegado esse vírus"
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 48 horas para mostrar os resultado do exame de coronavírus, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia “de omissão injustificada”. Isso é o que determinou a juíza federal Ana Lúcia Petri Betto, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, nesta quinta-feira (30). A Advocacia-Geral da União (AGU) deve fornecer os laudos de todos os exames feitos pelo presidente para o diagnóstico da covid-19.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
A juíza afirmou, na decisão, que o documento enviado nesta quinta-feira pela AGU “não atende, de forma integral, à determinação judicial”. “Considerando que o documento juntado pela parte ré (relatório médico, datado de 18.03.2020), não atende, de forma integral, à determinação judicial, renove-se a intimação da União (…) para que, em 48 (quarenta e oito) horas, dê efetivo cumprimento quanto ao decidido, fornecendo os laudos de todos os exames aos quais foi submetido o Exmo. Sr. Presidente da República”, ordenou Petri Betto.
As informações prestadas pela AGU fazem parte de um processo motivado por ação do jornal “O Estado de S. Paulo”, que pediu acesso aos laudos dos exames do presidente para a covid-19. Junto com a resposta que enviou mais cedo à juíza, a AGU ainda solicitou a extinção do processo.
- Bolsonaro usa tragédia no Sul da BA para atacar lockdown
- STF dá 48 h para governo decidir sobre passaporte de vacina
- Bolsonaro vai pedir o fim do uso obrigatório de máscaras a Queiroga
- Bolsonaro acena para criança tirar a máscara em evento
Nesta quinta, em entrevista à rádio Guaíba, Bolsonaro cogitou a possibilidade de ter se contaminado com o coronavírus. “Eu talvez já tenha pegado esse vírus no passado. Talvez, talvez, e nem senti”, afirmou.