Das ruas à ONU: juventude brasileira contra a crise climática

Ativistas do Engajamundo estiveram na greve mundial pelo clima e se preparam para participar da COP25

Por: Engajamundo Comunicar erro

Em defesa do meio ambiente, jovens e ativistas de diversas partes do mundo se uniram na greve mundial pelo clima, na última sexta-feira, dia 20, para cobrar medidas emergenciais contra o aquecimento global. As manifestações ocorrem em mais de 150 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Grécia, Japão, Austrália e Brasil, dois meses antes da COP25, Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, que acontece no Chile.

Organizações como o Engajamundo estavam presentes na greve em diversas cidades brasileiras, vestidos com máscaras com frases como: Salve a amazônia, SOS, A hora é agora. Cobrando além das medidas, que a voz da juventude seja ouvida e reconhecida nas diversas esferas do governo. “Somos uma organização criada por jovens que acreditam que as juventudes são peça fundamental da solução dos maiores desafios sociais e ambientais que enfrentamos no nosso país e no mundo” disse Raquel Rosenberg, co-fundadora da organização.

Nesta COP25, a organização vai levar uma delegação de 14 jovens para o Chile

De acordo com as Nações Unidas, a degradação de florestas é a principal fonte de emissões de carbono em países em desenvolvimento e menos desenvolvidos – 35% e 65% das emissões, respectivamente. Só na Amazônia brasileira, bioma mais desmatado, o número cresceu 15% quando comparado ao mesmo período no último ano.

Impulsionados pela inquietação de ver grandes decisões sendo tomadas a portas fechadas, em processos que não incluíam a juventude, o Engajamundo vem se preparando para seguir o caminho que começou em 2013, na COP19 em Varsóvia. Nesta COP25, a organização vai levar uma delegação de 14 jovens para o Chile em dezembro deste ano, motivados, principalmente, pelo atual cenário de desmonte ambiental brasileiro.

Para Nayara Almeida, jovem articuladora da organização, participar da COP25 é a realização de um sonho, “até um tempo atrás eu não me imaginava em um desses espaços de tomada de decisão. Eu achava que era um espaço muito elitista, uma realidade muito distante da minha”, comenta Nayara. Mais do que um sonho pessoal, o sonho de Nayara reflete a própria história do nascimento do Engajamundo como organização: o de ver a juventude ocupando espaços de tomada de decisão e tendo suas pautas levadas adiante.

A delegação atual do Engajamundo para a COP 25, é composta por jovens mulheres, negros, indígenas, LGBTs, todos de diferentes regiões do país, buscando representar a juventude brasileira em toda sua pluralidade.

Delegação Engajamundo COP25: Mirim Ju Yan Guarany (DF), Paulo Ricardo (BA), Giselli Cavalcanti (RN), Val Munduruku (PA), Nayara Almeida (RJ), Aretha Monteiro (DF), Paloma Costa (DF) Jaci Borari (PA), Beatriz Pagy (SP), Karina Penha (MA), Iago Hairon (BA), Yago Ferreira (MG), Bruno Berilli (BA), Gabriela Baesse (RN)

E, com a premissa de fazer valer todos os cantos e gritos que ecoaram nos 4 cantos do mundo, durante a greve, pela construção de um mundo mais empático e sustentável, um mundo que olhe para as pautas ambientais com mais atenção e realmente preocupado com a direção que estamos tomando para nosso “desenvolvimento”.

Por Paulo Ricardo, Juan Domingues e Giselli Cavalcanti 

Por: Engajamundo

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Engajamundo da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …