Lançamento do livro “Os Gerentes”

Yazbek lança livro com peça inédita escrita durante o programa Artista Residente da Unicamp

O dramaturgo Samir Yazbek lança no dia 22 de junho, segunda-feira, o livro “Os Gerentes” na Loja de Artes da Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, às 18h30. A obra é uma peça teatral inédita, escrita durante o Programa Artista Residente, da Unicamp, para o qual o autor foi convidado, em 2007.

Em “Os Gerentes”, segundo Mário Santana, coordenador do Curso de Artes Cênicas da Unicamp e prefaciador do livro, “um provável casal tenta encontrar-se. O compromisso, assumido décadas antes, acaba sendo intermediado pelos gerentes dos hotéis nos quais se procuram. Quando, enfim, se vêem frente a frente, o encontro não se completa, ou melhor, o desencontro se completa e abrem-se perspectivas de novos encontros e desencontros. Nesta obra, Samir explora a experiência da relação com o outro, do encontro de indivíduos, que nos caracteriza humanos. Através da fraqueza de seus anti-heróis, o leitor/espectador entrevê a magnitude de nossa humanidade, do que podemos ser”.

O Programa Artista Residente foi retomado pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, em 2006. Trata-se de um projeto que oferece à comunidade universitária a possibilidade de conviver com artistas de renome nacional ou internacional de diferentes áreas – literatura, música, teatro, artes plásticas, dança, entre outras – mediante sua residência temporária na universidade. É a oportunidade de interação entre o trabalho desenvolvido pelos docentes e alunos da Unicamp e um artista de reconhecido mérito.

Sobre o autor

Samir Yazbek é dramaturgo e diretor teatral. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho, no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do SESC São Paulo. Escreveu, entre outras peças, “O Fingidor” (Prêmio Shell/99 de melhor autor; distribuída pelo Ministério da Educação para 475.000 alunos da rede pública de ensino); “A Terra Prometida” (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo o jornal O Globo); “O Regulamento”; “A Máscara do Imperador”; “A Entrevista”; “O Invisível” e “Diálogo das Sombras”.

Por Redação