Lei alemã aprova registro de pessoas do terceiro gênero 

Medida entrou em vigor no primeiro dia do ano e a partir de então intersexuais podem optar por feminino, masculino ou diverso na certidão de nascimento.

Por: Redação | Comunicar erro
Lei permite que alemães se identifiquem como pessoas do terceiro gênero
Crédito: istockLei permite que alemães se identifiquem como pessoas do terceiro gênero

Feminino, masculino e diverso. Na Alemanha, cidadãos intersexuais conquistaram a opção “terceiro gênero” na certidão de nascimento e no documento de identidade. A medida entrou em vigor e o país passar a ser um pioneiro da legislação na Europa.

Intersexuais são aquelas que apresentam características sexuais e biológicas que fogem da definição de feminino ou masculino. Podem apresentar variações genitais, hormonais e genéticas, como características físicas de mulher, mas os códigos genéticos de homem, por exemplo.

A medida tem como objetivo garantir e proteger a identidade de gênero dessas pessoas, o que é fundamental para o reconhecimento do grupo na sociedade.

Em relação a isso, uma das grandes questões enfrentadas é o fato de que em muitos países quando uma criança intersexual nasce, os pais são obrigados a definir entre menina ou menino. E, ao longo da vida, esse enquadramento pode gerar traumas e outros problemas ligados a falta de reconhecimento.

Ainda que positiva, a lei que entrou em vigor na Alemanha foi criticada pela Associação de Gays e Lésbicas (LSDV). Isso porque para se registrar como terceiro gênero, a pessoa precisa apresentar um documento médico. Para a LSDV, a medida pode correr o risco de não levar em conta fatores sociais e psicológicos, olhando apenas características físicas objetivas.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:52
Machismo em escolas de samba
Carolina Ribeiro, musa da Unidos de Vila Maria, na zona norte de São Paulo, é a convidada do programa Entrevista …
2
02:06
Como ajudar outras mulheres no Carnaval
O Carnaval chegou e para evitar que algumas coisas chatas e sérias estraguem a sua folia, separamos algumas dicas para …
3
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
4
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
5
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
6
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
7
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
8
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …