Lei alemã aprova registro de pessoas do terceiro gênero 

Medida entrou em vigor no primeiro dia do ano e a partir de então intersexuais podem optar por feminino, masculino ou diverso na certidão de nascimento.

Por: Redação | Comunicar erro
Lei permite que alemães se identifiquem como pessoas do terceiro gênero
Crédito: istockLei permite que alemães se identifiquem como pessoas do terceiro gênero

Feminino, masculino e diverso. Na Alemanha, cidadãos intersexuais conquistaram a opção “terceiro gênero” na certidão de nascimento e no documento de identidade. A medida entrou em vigor e o país passar a ser um pioneiro da legislação na Europa.

Intersexuais são aquelas que apresentam características sexuais e biológicas que fogem da definição de feminino ou masculino. Podem apresentar variações genitais, hormonais e genéticas, como características físicas de mulher, mas os códigos genéticos de homem, por exemplo.

A medida tem como objetivo garantir e proteger a identidade de gênero dessas pessoas, o que é fundamental para o reconhecimento do grupo na sociedade.

Em relação a isso, uma das grandes questões enfrentadas é o fato de que em muitos países quando uma criança intersexual nasce, os pais são obrigados a definir entre menina ou menino. E, ao longo da vida, esse enquadramento pode gerar traumas e outros problemas ligados a falta de reconhecimento.

Ainda que positiva, a lei que entrou em vigor na Alemanha foi criticada pela Associação de Gays e Lésbicas (LSDV). Isso porque para se registrar como terceiro gênero, a pessoa precisa apresentar um documento médico. Para a LSDV, a medida pode correr o risco de não levar em conta fatores sociais e psicológicos, olhando apenas características físicas objetivas.

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …