Lei alemã aprova registro de pessoas do terceiro gênero 

Medida entrou em vigor no primeiro dia do ano e a partir de então intersexuais podem optar por feminino, masculino ou diverso na certidão de nascimento.

Por: Redação | Comunicar erro
Lei permite que alemães se identifiquem como pessoas do terceiro gênero
Crédito: istockLei permite que alemães se identifiquem como pessoas do terceiro gênero

Feminino, masculino e diverso. Na Alemanha, cidadãos intersexuais conquistaram a opção “terceiro gênero” na certidão de nascimento e no documento de identidade. A medida entrou em vigor e o país passar a ser um pioneiro da legislação na Europa.

Intersexuais são aquelas que apresentam características sexuais e biológicas que fogem da definição de feminino ou masculino. Podem apresentar variações genitais, hormonais e genéticas, como características físicas de mulher, mas os códigos genéticos de homem, por exemplo.

A medida tem como objetivo garantir e proteger a identidade de gênero dessas pessoas, o que é fundamental para o reconhecimento do grupo na sociedade.

Em relação a isso, uma das grandes questões enfrentadas é o fato de que em muitos países quando uma criança intersexual nasce, os pais são obrigados a definir entre menina ou menino. E, ao longo da vida, esse enquadramento pode gerar traumas e outros problemas ligados a falta de reconhecimento.

Ainda que positiva, a lei que entrou em vigor na Alemanha foi criticada pela Associação de Gays e Lésbicas (LSDV). Isso porque para se registrar como terceiro gênero, a pessoa precisa apresentar um documento médico. Para a LSDV, a medida pode correr o risco de não levar em conta fatores sociais e psicológicos, olhando apenas características físicas objetivas.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
2
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
3
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
4
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
5
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
6
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
7
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
8
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …