‘Lei da Bicicleta’ já passa a valer em Curitiba

Nova legislação institui a bicicleta como modal de transporte regular de interesse social

21/01/2015 16:20 / Atualizado em 06/05/2020 18:28

wp-image-790961
wp-image-790961
Símbolos de bicicleta demarcam o pavimento no mesmo sentido da faixa[/img]

Agora a bicicleta passa a ser integrada ao transporte coletivo e recebe bicicletários em terminais de ônibus, praças, parques, shoppings, supermercados e instituições de ensino.

Com a ampliação da malha cicloviária, as novas vias destinadas à bike têm novidades para pedalar com segurança e conforto. Entre elas: largura mínima de 1,5 metro, mão única no sentido dos carros e tachões bidirecionais na cor amarela para separar a ciclofaixa das ruas e avenidas.

A “Lei da Bicicleta” representa um avanço nas políticas municipais de mobilidade. Com a bicicleta ganhando espaço, os carros aos poucos perdem o protagonismo para que as pessoas possam conviver melhor com as vias urbanas. Isto sem contar que impactos ambientais são reduzidos com a adesão aos pedais.

 
 

Projeto é da Comissão de Participação Legislativa da Câmara Municipal. Foi formulado a partir de sugestão da Associação Paranaense de Encaminhamento Legislativo Autônomo (Apela).

Não houve alterações no texto do projeto, apenas o veto de um único artigo. Ele previa que as despesas decorrentes da lei fossem custeadas pelo Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset), o que seria inconstitucional.