Linguagem urbana e arte multisciplinar

De um encontro inusitado, em um show de música no bairro da Vila Madalena, surgiu o Coletivo Loungetude46. O

divulgação
Coletivo em performance

grupo reúne onze artistas de diversos segmentos que montam espetáculos multidisciplinares com música, performance, dança, artes plásticas e mímica.

Desde que se conheceram o processo de evolução foi rápido. “Após algumas conversas entre os integrantes, foram identificadas várias afinidades e o projeto teve início. Foi tudo tão rápido que em menos de duas semanas, já estávamos compondo, e em um período de seis meses o primeiro álbum já estava pronto com 12 faixas próprias,” conta Bruno Duarte, um dos integrantes do Coletivo.

Após esse período de desenvolvimento, o grupo passou a fazer apresentações de maneira gradativa. Os eventos têm como objeto de estudo a cidade de São Paulo. “Somos todos paulistanos e expressar a cidade é um enorme desafio – considerando o seu tamanho e sua riqueza cultural – que nós, do Coletivo, estamos dispostos a tentar, mesmo sabendo que é impossível, pois é infinito”, explica Bruno.

Atvidade do Coletivo

Toda a produção é autoral, eles se reúnem e cada integrante complementa a ideia do outro. “As pesquisas são feitas individualmente ou em grupo. Posteriormente o conteúdo é discutido, trabalhado em vivências e então filtrado. Conversamos muito sobre vários assuntos, política, cinema, moda, cotidiano, etc.”

Cada apresentação é conduzida de uma maneira diferente – depende do espaço físico, do estilo do lugar, entre outros fatores – mas para o Coletivo, o importante mesmo é que as mensagens contidas nos espetáculos não passem despercebidas e que o público se envolva com o que está sendo mostrado. “Desenvolvemos uma forma diferente de expor o nosso trabalho, convergindo linguagens artísticas. Essas linguagens surgem com as várias funções que os membros exercem no palco. Por exemplo, temos ilustradores e artistas visuais que atuam também como músicos e performers”.

Musica com intervenções de dança, performance e mímica com interferência musical, não existe uma definição certa para o Longetude46. Só mesmo uma visita a um espetáculo para tentar entender o projeto. “Pretendemos com esse trabalho atingir todo tipo de público. Não sabemos exatamente onde queremos chegar, mas pressentimos a direção que devemos tomar e o fazemos através da integração das artes,”  finaliza Bruno.

Quer saber onde será a próxima apresentação do Coletivo Longetude46? Acesse:
http://www.myspace.com/loungetude46